Com a correria do dia a dia, é normal que esqueçamos de alguns afazeres e, até mesmo, de preparar o cardápio para a ceia de Natal faltando apenas um dia para reunir a família e celebrar essa data tão importante do calendário cristão.
Pensando nisso, o Portal Manaós preparou algumas dicas para “salvar” a sua ceia natalina para agradar o paladar de todos os gostos.
Entradas
Uma das apostas simples e rápida de fazer é o antepasto de berinjela, um clássico natalino. A receita é bem simples e leva alguns legumes que você pode ter na própria casa, sem precisar sair para comprar: berinjela, pimentão, cebola, azeitona e uva passa.
A receita é bem simples de se fazer, mas se quiser caprichar nela para conquistar a família, separe 60 minutos do seu dia.
Outro clássico que não pode faltar na mesa é o salpicão de frango. A receita é tão versátil que pode ser servida como entrada ou acompanhamento na ceia. Mas, se quiser servir essa receita como entrada, você pode incluir em canapés ou torradas e, até mesmo, substituir o frango por atum.
Chegou mais gente do que você imaginava e precisa de uma entrada para segurar os convidados até a ceia ser servida? Pode preparar uma entrada de queijo cremoso com tomate confit!
Essa é uma das entradas mais fáceis de se fazer e leva apenas 10 minutos. Você precisará de catupiry, tomate cereja e alguns temperos. E para servir, basta incluir pão pita ou torradas. Uma delícia!
Prato principal
Na hora da ceia, não pode faltar o peru recheado, mas para deixá-lo bem prático, que tal temperar o recheio com manteiga e ervas? Essa dica vai deixar um sabor a mais na carne do peru e deixar bem úmido.
O bacalhau também é um dos pratos tradicionais do Natal e, dependendo de como é preparado, pode roubar a cena tanto quanto o peru. Apesar da receita ser tradicional, dá para preparar o prato de uma maneira inovadora.
Uma das dicas é incluir bastante tempero e ervas na carne do peixe, além de incluir alguns legumes, como tomate confit.
Não deu tempo de passar no supermercado e comprar nem bacalhau e nem peru? Se tiver um frango na geladeira, pode pôr para descongelar e fazê-lo brilhar na sua ceia de Natal.
Um frango assado com batatas gratinadas vai se encaixar perfeitamente no lugar do prato principal da ocasião e ele pode ser preparado do mesmo modo que o peru e pode ficar até bem mais delicioso.
Acompanhamentos
Já temos entrada, já temos prato principal, agora faltam os acompanhamentos. Que tal uma salada primavera? Essa receita traz um frescor no prato que deixa qualquer pessoa encantada pelo sabor.
A receita é bem simples e você precisará de manga, alface, tomatinhos, palmito e, às vezes, pode incluir até morango, depende do paladar da sua família. E o melhor, leva apenas 15 minutos para preparar.
Brasileiro ama uma farofa de bacon e calabresa e não é Natal se ela não estiver inserida na ceia. Não tem muito mistério para preparo, mas uma dica é incluir alguns temperos para deixar esse acompanhamento ainda mais gostoso.
Uma aposta para inovar no cardápio natalino é o cuzcuz marroquino. Ele é preparado com semolina e ganha mais textura com a mistura de uvas-passas, damascos e amêndoas.
Sobremesa
Uma das mais clássicas receitas dessa época do ano é a rabanada, então ela precisa estar na sua ceia de Natal. Ela é tão simples de se fazer que você pode até chamar as crianças para se divertirem cozinhando.
Para preparar, você vai precisar de leite condensado e várias camadas de ovos, além do açúcar de confeiteiro. O tempo de preparo varia em torno de 50 minutos.
É pavê ou para comer? A piada é velha, assim como a inclusão da sobremesa no cardápio de festa de fim de ano. O pavê de chocolate é uma das receitas mais conhecidas dos brasileiros na hora de preparar a ceia. Uma dica é incrementar o prato com morangos ou ganache.
Leia mais: Saiba como funcionará o comércio no Natal e Ano Novo, em Manaus
___
Por Camila Duarte
Revisão textual: Vanessa Santos
Ilustração: Giulia Renata Melo