Manaus é o principal centro econômico, político e demográfico do Norte do país e é a cidade mais procurada por turistas estrangeiros que buscam experiências com enfoque em aventura, cultura, gastronomia, ancestralidade e sustentabilidade. O crescimento na preferência dos turistas estrangeiros é fruto de um trabalho intenso de divulgação da marca “Manaus” no mercado turístico internacional, que, nos últimos dois anos, participou com estande próprio em 13 feiras nacionais de turismo e um na Europa.
A capital do Amazonas é a terceira na lista das seis capitais mais buscadas na alta estação, segundo levantamento divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), vinculada ao Ministério do Turismo.
Os megaeventos culturais da cidade também contribuíram para a divulgação da capital entre os turistas estrangeiros. De acordo com os dados da Embratur, Natal lidera o ranking nacional com alta de 26,6% e Salvador aparece em segundo, com 24,7%. O Rio de Janeiro ocupa o quarto lugar com incremento de 19,9%; seguido de São Paulo com 17,7% e Recife com 6,7%, na quinta e sexta posições, respectivamente.
Atrativos
Manaus dispõe de diversos atrativos, patrimônios históricos e equipamentos turísticos que proporcionam uma imersão cultural com vivências integrativas e acessíveis, como por exemplo, a Casa de Praia Zezinho Corrêa e o Museu da Cidade de Manaus, que é dotado de tecnologia e acessibilidade. Dentre os principais patrimônios históricos visitados, estão o Teatro Amazonas, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Pavilhão Universal, Porto de Manaus, Praça Dom Pedro II e o Museu de Manaus. Na lista dos atrativos naturais, estão a Ponta Negra, Encontro das Águas, Museu da Amazônia, balneários e flutuantes.
Cidades-irmãs
Manaus e Fortaleza são cidades-irmãs desde fevereiro de 2023, quando foi assinado um acordo de cooperação técnica para o roteiro integrado “Manaus e Fortaleza – O Brasil se encontra aqui”. O objetivo é destacar as belezas da praia e da floresta e criar roteiros que abrangem o ecoturismo, mar e sol, esportes náuticos, cultura, gastronomia e entretenimento, entre outros atrativos.
De antemão, o acordo bilateral entre Manaus e San Salvador contribuiu para que Manaus estivesse na Rota Manaus/Bogotá e prevê intercâmbio cultural nas artes, gastronomia e medicina tradicional; Manaus como destino turístico para os salvadorenhos; educação, formação e qualificação em áreas técnicas, além de instalação de polos tecnológicos e parques de serviços destinados à produção e exportação de bens.
Leia mais: Volta às aulas: Preparativos e Compra de Materiais Escolares