Cerca de mil servidores municipais foram demitidos da Prefeitura Municipal de Itacoatiara, região metropolitana de Manaus. Entre os trabalhadores, estão 700 profissionais da Secretaria Municipal de Educação. A demissão em massa foi publicada no Diário Oficial do Amazonas, de quarta-feira, 03/01.
Outras pastas do município também sofreram cortes, como a Secretaria de Infraestrutura (SEMINFRA) e a Secretaria de Saúde (SEMSA).
O município, que fica a uma distância de 270 km de Manaus, tem uma população de pouco mais de cem mil habitantes e é a segunda cidade mais populosa do estado. A expressividade nesses cortes, especialmente na pasta da educação, chamou a atenção da imprensa local. Profissionais de serviços gerais, merendeiras e vigilantes também foram dispensados.
A imprensa local noticiou que a secretária titular responsável pela pasta da SEMED, Vanessa Miglioranza, informou que os contratados são notificados sobre a dispensa no fim de cada ano escolar. Segundo ela, a prefeitura não pode manter os servidores nas escolas enquanto não há aulas. Ela disse ainda que quando o calendário escolar de 2024 começar, novas contratações devem ser feitas.
A equipe do Portal O Convergente entrou em contato por e-mail com o Prefeito do município, Mário Jorge Abrahim, mas não obteve nenhum retorno. Fizemos contato também com a Assessoria de Comunicação do Município, na pessoa de Caio Cézar, que ficou de nos enviar uma nota oficial da Prefeitura de Itacoatiara. Mas, até o momento do fechamento desta reportagem, também não obtivemos sucesso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Leia mais: Polícia de SP recupera relógio avaliado em R$ 1 milhão roubado do médico Roberto Kalil