A participação da amazonense Isabelle Nogueira no Big Brother Brasil 24 continua rendendo nas redes sociais. Nessa quinta-feira (11), o líder Rodriguinho se referiu à cunhã-poranga do Boi Garantido como “índia” e foi interrompido pelo apresentador Tadeu Schmidt. Logo após o programa ao vivo, os dois conversaram e Isabelle explicou o motivo de não usar a palavra.
Ver essa foto no Instagram
O diálogo entre Rodriguinho e Isabelle aconteceu após a cantora Wanessa Camargo explicar que o termo que o líder estava usando constantemente é considerado pejorativo. “Cuidado para não falar ‘índia’. Não pode falar ‘índia’. É descendente de indígena, mas ela é manauara. Aprenda sempre. Só isso”, aconselhou a cantora.
Logo após a fala, o cantor procurou pela amazonense para questionar se a mesma havia ficado chateada. Isabelle Nogueira afirmou que não ficou chateada, mas que existia um modo correto para se referir aos descendentes indígenas.
“Deixa eu te explicar. Nós […] todos os povos estão em reconexão e retomada. Porque o termo ‘índia’ é um termo meio que pejorativo. Porém o mundo está compreendendo isso agora. Quando você vai falar de um indígena de fato, é ‘indígena’ ou ‘povo originário’. Porque ‘índia’ foi quando o colonizador chegou no Brasil e ele quis falar que nós parecíamos o povo da Índia, de que ele errou de caminho. Mas, calma, você está aprendendo. Uma coisa seria eu te expliquei e você fez […]. Então assim, a gente está se reeducando, constantemente em evolução. Então a partir de agora você já sabe que é indígena ou povo originário”, explicou Isabelle.
Isabelle Nogueira foi indicada pelo líder Rodriguinho para o paredão. No entanto, ela ainda tem a chance de se salvar, uma vez que foi escolhida pelo cantor através da “mira do líder”, onde ele indica três participantes mas escolhe apenas um para a eliminação.
Leia mais: Participante do BBB revela ter vivido romance com traficante internacional: “chorava muito por ele”