sábado, novembro 23, 2024

Viroses: saiba as causas e como se proteger

A principal forma de prevenção para as viroses respiratórias e gastrointestinais são os cuidados com a lavagem das mãos

Segundo a Fiocruz, viroses são caracterizada por qualquer doença causada por um vírus, que pode ou não, ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. Estes agentes são causadores de problemas gastrointestinais e/ou respiratórios, respectivamente.

Como são transmitidas

Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus. Há uma infinidade de vírus diferentes e consequentemente, doenças diferentes. A transmissão depende do vírus, mas as principais viroses são as respiratórias e as gastrointestinais.
As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.

Sintomas característicos

Na virose respiratória, podemos ter como sintomas mais frequentes: tosse, febre, mal-estar, falta de apetite, coriza e dor de garganta. Já as viroses intestinais, temos como principais sintomas: febre, náusea, falta de apetite, vômito e dor abdominal. Não necessariamente temos todos os sintomas. Podemos, inclusive, ter viroses assintomáticas (sem sintomas).

 

Tratamento

No caso das principais viroses, usa-se medicamentos somente para tratar os sintomas. É indicado nas viroses respiratórias a ingestão de bastante líquido, soro fisiológico para lavagem das narinas e medicamentos para aliviar dor e febre. Já nas viroses gastrointestinais, além da ingestão de bastante líquido, em determinados casos utilizamos o probiótico e o zinco para repor as perdas, sempre a critério médico. Evite a automedicação e consulte um médico para o tratamento adequado.

Como se previnir

A principal forma de prevenção para as viroses respiratórias e gastrointestinais são os cuidados de higiene, principalmente a lavagem das mãos. Não dividir objetos pessoais como toalhas, talheres e copos. Para algumas viroses já temos vacinas disponíveis (como a vacina da gripe e do rotavírus por exemplo), reforçando a importância de deixarmos nossa vacinação em dia.

 

Fonte: Fiocruz/ Bio-manguinhos

Leia mais: Brasil tem o maior número de transplantes de órgãos em 10 anos

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias