quarta-feira, julho 3, 2024

Concurso vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais

As vagas com melhores salários iniciais variam entre 10.233 mil e 22.921 mil reais, inscrições iniciam nesta sexta (19)

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

As inscrições iniciam nesta sexta-feira, (19) e terminam no dia 09 de fevereiro. O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Veja quais órgãos se aderiram ao concurso e vagas quantidades de vagas por carreira

Os editais do concurso é dividido em 8 blocos temáticos, entre eles estão serviços técnicos e administrativos, o candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro de um mesmo bloco temático. As vagas com melhores salários iniciais variam entre 10.233 mil e 22.921 mil reais. Ao todo, serão 6640 vagas. confira:

Acesse os editais de cada um dos 8 blocos

Os candidatos podem se inscrever exclusivamente pelo portal gov.br. As taxas são de R$ 60 para candidatos que possuem nível médio e R$ 90 para o nível superior. Estão isentos de pagar a taxa os inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni, bolsistas ou ex-bolsistas do Fies. 

Locais de aplicação das provas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já divulgou a lista das 220 cidades onde será aplicado o certame, marcado para 5 de maio de 2024.

Na região Norte, as provas serão aplicadas em 40 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 17 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins. No Nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Já na região Centro-Oeste, o CPNU será realizado em 22 municípios, distribuídos entre Goiás, com nove locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros oito em Mato Grosso e um no Distrito Federal. O Sudeste terá 70 municípios de aplicação de provas, sendo quatro no Espírito Santo, 26 em Minas Gerais, onze no estado do Rio de Janeiro e 27 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 27 municípios onde será aplicado o certame: nove no Paraná, dez no Rio Grande do Sul e oito em Santa Catarina.

 

Cronograma previsto para o Concurso Público Nacional Unificado

  • 24/11/2023– divulgação da banca
  • 10/01/2024 – publicação do edital
  • 19/01 a 09/02/2024– inscrições
  • 29/02/2024– divulgação dos dados finais de inscrições
  • 29/04/2024– divulgação dos cartões de confirmação
  • 05/05/2024– aplicação das provas
  • 03/06/2024– divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
  • 30/07/2024– divulgação final dos resultados
  • 05/08/2024– início da convocação para posse e cursos de formação

 

Fonte: gov.br/ Agência Brasil

 

Leia mais: Lei valoriza professores com jornada reduzida e carreira estável

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias