As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram nesta segunda-feira (29) e vão até quinta-feira, dia primeiro. De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), 425.617 candidatos realizaram o processo para o Prouni referente ao primeiro semestre de 2024.
Elas podem ser feitas no Portal de Acesso Único, no endereço acessounico.mec.gov.br, clicando no ícone do Prouni, que é o programa de bolsas integrais ou parciais para instituições privadas de ensino superior. Para este semestre, são mais de 406 mil bolsas, a maioria, 308 mil, de bolsas integrais. Entre as bolsas ofertadas, 308.977 são integrais, cobrindo integralmente a mensalidade, enquanto 97.451 são parciais, oferecendo 50% de gratuidade.
Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha concluído integralmente o ensino médio em instituição pública, ou totalmente, ou parcialmente como bolsista em instituição privada. Também têm a possibilidade de concorrer aqueles com alguma deficiência reconhecida por lei, bem como professores da rede pública de ensino, embora essa condição se aplique exclusivamente aos cursos de licenciatura e pedagogia.
Outro requisito é que o candidato tenha participado de uma das duas últimas edições do Enem, obtendo um mínimo de 450 pontos na média das provas, não tenha zerado a redação e não tenha participado como treineiro.
O candidato pré-selecionado deve apresentar comprovação de renda familiar bruta mensal, por pessoa, não excedendo 1,5 salário mínimo para bolsas integrais ou 3 salários mínimos para bolsas parciais. O resultado sai na próxima semana, dia 6 para a primeira chamada, e dia 27 para a segunda.
Veja também:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (16) uma lei que institui uma ‘poupança’ destinada a auxiliar estudantes de baixa renda na conclusão do ensino médio.
Serão contemplados jovens de baixa renda matriculados regularmente no ensino médio da rede pública, cujas famílias estejam registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuam renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. No caso da educação para jovens e adultos, o benefício poderá ser concedido à estudantes com idade entre 19 e 24 anos.
Leia mais: ‘Pé de meia’: Nova lei de Lula cria poupança para estudantes do ensino médio