A empresa do bilionário Elon Musk implantou o primeiro chip cerebral em um paciente humano, no último final de semana. A informação sobre o chip Neuralink foi compartilhada pelo próprio empresário nas redes sociais.
“Os resultados iniciais mostram detecção promissora de picos de neurônios”, acrescentou Musk na rede social X (antigo Twitter).
Os picos citados por Musk são as atividades dos neurônios, que o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos descreve como células que usam sinais elétricos e químicos para enviar informações ao cérebro e ao corpo.
A empresa recebeu a autorização do estudo para o procedimento no ano passado, sendo um marco fundamental nas ambições da startup. Em setembro, a Neuralink informou que recebeu a aprovação para o recrutamento de voluntários para realização dos testes em seres humanos.
O chip é implantado em uma interface do cérebro que controla a intenção de se mover, informou a Neuralink. A startup ainda acrescentou que o objetivo é permitir que as pessoas controles um cursor ou teclado de computador usando apenas os pensamentos.
O primeiro produto é o “Telephathy”, que está sendo testado através do cérebro-computador sem fio, para avaliar a segurança do implante.
Leia mais: Morte do Twitter: Musk remove pássaro e adota logo com letra X
___
Por Camila Duarte