sexta-feira, novembro 22, 2024

A pedido do Ministério da Saúde, Fiocruz dobra a produção de testes de dengue

O número de casos confirmados é mais que o triplo do ano passado

Com o atual cenário epidemiológico e emergencial em alguns municípios do país, a produção prevista para 2024 foi ampliada e o plano de entregas dobrou. Além das 300 mil reações previstas para serem entregues ao longo do ano, outros 300 mil testes emergenciais serão oferecidos ainda nos primeiros meses do ano. A previsão é que os primeiros testes de dengue sejam entregues já nas próximas semanas.

Apenas nas primeiras semanas do ano, foram confirmados 217 mil casos de dengue, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde publicado no dia 30 de janeiro de 2024. De acordo com esses dados, a ocorrência de casos foi superior ao triplo contabilizado no ano passado

Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a entrega dos testes moleculares reforça o compromisso em enfrentar os desafios epidemiológicos do país. “Esta iniciativa visa fortalecer o diagnóstico preciso e ágil, permitindo uma resposta eficaz diante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estamos empenhados em contribuir com a saúde pública nacional e continuaremos trabalhando incansavelmente para contribuir para a saúde nossa população”, diz.

A Fiocruz será responsável por produzir e entregar ao Ministério da Saúde (MS) 600 mil testes moleculares de diagnóstico (RT-PCR) de dengue. Os testes permitem confirmar a infecção e identificar o sorotipo circulante de dengue (1, 2, 3 e 4), mas também zika e chikungunya.

“[O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos] Bio-Manguinhos/Fiocruz está acompanhando a situação epidemiológica da dengue no país e reforça seu importante papel de apoio ao diagnóstico junto ao Ministério da Saúde. Nossas equipes estão engajadas e comprometidas, não somente em dobrar esse quantitativo previsto, como em realizar estas entregas o mais breve possível”, ressalta Mauricio Zuma, diretor da unidade da Fiocruz.

Quanto à vacina aprovada pela Anvisa, que protege contra os quatro sorotipos da dengue, a Fiocruz destaca sua incorporação pelo Ministério da Saúde. A instituição informa que 3 milhões de pessoas estão programadas para receber a vacina nesta temporada, com a distribuição ainda sujeita a definições pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais.

 

Fonte: Fiocruz/ Ministério da Saúde

Leia mais: Semsa atualiza cenário de arboviroses e registra 11 novos casos de Dengue em Manaus

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias