O sonho da medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 acabou para a seleção brasileira de futebol neste domingo (11). A equipe do técnico Ramon Menezes foi derrotada pelos “hermanos” argentinos por 1 a 0 durante o jogo do Pré-Olímpico de Caracas, na Venezuela, e deixou escapar a vaga para a equipe francesa.
Pela primeira vez nos últimos 20 anos, o Brasil não participa de uma edição dos Jogos Olímpicos, marcando sua ausência desde Atenas em 2004. O vexame da atual equipe bicampeã na modalidade foi testemunhado pela torcida venezuelana, que comemorou a vitória da Venezuela.
A fim de desvincular-se das consequências da partida entre Venezuela e Paraguai, a seleção brasileira precisava emergir vitoriosa para garantir sua posição de forma inequívoca. Para os argentinos, a única alternativa era acumular três pontos contra o Brasil e aguardar um revés dos anfitriões no Pré-Olímpico.
O fracasso abalou a equipe canarinha, que voltou para casa sem gols e sem a chance nos Jogos de Paris deste ano. As vagas destinadas à representação sul-americana nos Jogos Olímpicos foram asseguradas pelos argentinos e pelo Paraguai, que, ao derrotar a Venezuela por 2 a 0, sagrou-se campeão do torneio.
A equipe do Brasil ficou na 3ª colocação e teve apenas 3 pontos. Por outro lado, a Argentina atingiu 5 pontos, assumindo temporariamente a liderança e garantindo a vaga para Paris. Ainda resta aguardar o confronto entre o segundo colocado Paraguai, com 4 pontos, e a lanterna Venezuela, com 1 ponto, para a conclusão desta etapa.
A conquista da Argentina neste domingo foi assegurada por um gol surpreendente de Gondou, ocorrido aos 32 minutos do segundo tempo, após por um cruzamento preciso do lateral Barco.
Leia mais: Paris 2024: Medalhas olímpicas terão pedaços da Torre Eiffel