Para realizar o controle da qualidade, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) recebeu na última quarta-feira (7), oito lotes da vacina contra a dengue 1,2,3 e 4 (atenuada) Takeda ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A quantidade corresponde a aproximadamente 240 mil doses da vacina. Os lotes passaram por análises de protocolo, de rótulo e de embalagem e foram liberados no mesmo dia pela Fundação, juntamente com a emissão de seus laudos.
Antes de serem distribuídas nos postos de vacinação de todo o Brasil pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as vacinas passam por um rigoroso processo de controle da qualidade no INCQS/Fiocruz.
O INCQS/Fiocruz ressalta que é imprescindível que a população não deixe água parada para evitar a proliferação do vírus Aedes aegypti.
A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti e será aplicada em indivíduos de 4 a 60 anos de idade que moram em áreas endêmicas. Ao todo, serão 1,275 milhões de doses disponibilizadas pelo SUS.
Fonte: Fiocruz
Leia mais: Ministério da Saúde alerta para 4,2 milhões de casos de dengue no Brasil