sexta-feira, abril 4, 2025
HomeNotíciasBrasilMinistro Roberto Barroso rejeita 192 pedidos de afastamento de Alexandre de Moraes...

Ministro Roberto Barroso rejeita 192 pedidos de afastamento de Alexandre de Moraes como relator do caso do dia 8 de Janeiro

O ministro explicou que as alegações, além de insuficientes, são genéricas, subjetivas, sem embasamento jurídico

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou 192 pedidos de suspeição e impedimento do ministro Alexandre de Moraes em relação às investigações que apuram crimes relacionados aos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, das quais o ministro Alexandre é relator. Entre os pedidos estão os apresentados por réus nas ações penais do dia (8/1) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Barroso observou que o STF tem entendimento consolidado em relação à necessidade de que sejam demonstradas, de forma objetiva e específica, que a situação se enquadra nas regras de impedimento e suspeição previstas no Código de Processo Penal (CPP). Nesse sentido, ele explicou que não são suficientes alegações genéricas e subjetivas, sem embasamento jurídico.

Ao rejeitar os pedidos, o ministro verificou que não houve clara demonstração de qualquer das causas justificadoras de impedimento, previstas na legislação. Além disso, a seu ver, os fatos narrados não caracterizam, minimamente, as situações legais que impossibilitariam a atuação do ministro Alexandre de Moraes.

 

Fonte: Supremo Tribunal Federal – STF

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Medidores aéreos continuam com instalação proibida em Manaus

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here