O Amazonas promete ser destaque na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 4 a 8 de março, em Brasília. Com 45 delegados, o estado participa com a maior delegação que já levou a um evento nacional do gênero. A apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido também vai representar a força da cultura amazonense na conferência.
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª Conferência Nacional de Cultura acontece após um hiato de dez anos. O encontro vai reunir delegações de todos estados do Brasil e do Distrito Federal para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor.
As propostas aprovadas durante a 4ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.
A delegação amazonense leva à Brasília propostas que foram elaboradas durante a 3ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em Manaus, de 21 a 23 de janeiro, com a participação de 205 delegados, incluindo capital e interior, além de agentes culturais, classe artística e sociedade civil.
Foi na Conferência Estadual, inclusive, que foi eleita a maioria dos participantes da delegação amazonense que vai a Brasília. Do total de 45 delegados, 40 foram eleitos em conferência, dois são delegados natos estaduais e três são delegados natos nacionais. Delegados natos são os que não precisam ser votados, por já comporem órgãos ou colegiados, como os conselhos municipais ou estaduais de Cultura.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Amazonastur, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Estágio preparatório para participação do Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a 3ª Conferência Estadual de Cultura aprovou, em plenária, 14 propostas para serem levadas a Brasília. Além disso, foram aprovadas outras 45 propostas para compor o Plano Estadual de Cultura.
Fortalecimento
Delegado do Amazonas pelo setor de Cultura Popular, Kleber Sahdo, vai à Brasília como representante da sociedade civil. “Vou representar e defender todos os benefícios para a cultura popular do Amazonas. Vamos todos juntos fortalecer a cultura do nosso estado”, declara.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, uma forte participação do Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Cultura é fundamental para o desenvolvimento do setor no estado nos próximos anos.
“Estamos indo com uma delegação comprometida em fazer com que as propostas do Amazonas sejam ouvidas e façam parte do Plano Nacional de Cultura. Afinal, as especificidades amazônicas precisam ser levadas em conta na construção de políticas públicas nacionais para a Cultura”, afirma Marcos Apolo.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a realização da 4ª CNC tem uma importância estratégica para o setor, principalmente após a reconstrução do MinC. “Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país”, destaca Margareth Menezes.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Faculdade de Dança da UEA é nota máxima em avaliação do Conselho Estadual de Educação