Pela Copa Verde, o Amazonas goleou por 4×1 o Capital (TO), nesta quarta-feira (6), dentro de casa e é mais um time amazonense a passar de fase. Mesmo saindo perdendo, a onça pintada conseguiu reverter a desvantagem e virar o jogo com autoridade. Os gols foram marcados por Rafael Tavares, Sassá (2x) e Alvariño. Arthur fez o do time tocantinense.
O jogo começou com o Amazonas ditando o ritmo da partida e pressionando o visitante, que adotou como estratégia, o contra-ataque e os espaços deixados pela equipe amazonense para chegar com perigo na meta Amazonense. O Amazonas conseguia chegar ao gol, mas não conseguia converter as investidas. Logo no início, após falha no recuo do zagueiro Márcio Junior, William Barbio roubou a bola e cruzou para Sassá, que não conseguiu pegar bem na bola.
Aos 19 minutos, foi a vez do Capital tentar aproveitar a falha da zaga, Wesley ficou de frente para o gol mas Fabiano, zagueiro polivalente conseguiu ser efetivo na marcação e o adversário mandou a bola para fora. Logo em seguida, aos 23, em triangulação perigosa, Giancarlo fez pivô para Arthur, que chutou forte da entrada da grande área, sem chances de defesa para o goleiro Edson Mardden.
A resposta do time aurinegro veio aos 27, mas o atacante Sassá chutou para fora. O empate aconteceria somente aos 45, quando Diego Torres matou no peito e Rafael Tavares, camisa 10, chutou de fora da área, com a perna direita para encobrir o goleiro e marcar um golaço, deixando tudo igual no fim da primeira etapa.
O Amazonas voltou para o segundo tempo melhor e pressionando ainda mais o Capital, afim de garantir a classificação no tempo normal, uma vez que nesta etapa do campeonato, o empate leva aos pênaltis. Logo nos primeiros minutos, a Onça teve duas chances de de virar o placar, primeiro de cabeça com o atacante William Barbio, e logo em seguida com Levi, mas o goleiro Prezzi acabou com a bola nas mãos nas duas oportunidades.
Até que aos dois minutos, em jogada pelo meio, Tavares arrumou e Sassá ficou com a bola para chutar rasteirinho e virar o jogo para o Amazonas. Aos 15 minutos, nova investida do Capital, mas quem ampliou a vantagem foi a equipe aurinegra. Fabiano, fez inversão com Renan Castro e apareceu pela esquerda, para cruzar a bola para o artilheiro Sassá mergulhar e mandar a bola pro fundo do gol.
A onça-Pintada ainda teve mais oportunidades, mas o goleiro Prezzi defendeu as investidas. Após cobrança de escanteio curto, o volante Xavier, que entrou no segundo tempo tabelou com Fellipe Bastos e cruzou para Alvariño marcar o quarto gol e fechar o placar.
Agora, o Amazonas aguarda o próximo adversário, que sairá do duelo entre Remo e Trem-AP, que se enfrentam nesta quinta-feira (7), em Belém. O primeiro jogo está previsto para o dia 20 de março e a volta para o dia 24, os locais, datas e ordem dos mandos ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na próxima fase os jogos serão de ida e volta.
A Onça volta a campo pela segunda rodada do returno do Campeonato Estadual neste sábado (9), ás 16h, no Estádio da Colina. A equipe se prepara para o clássico GaviOnça, contra o Manaus FC, que também já garantiu a classificação nas quartas de final da Copa Verde na terça-feira (5).
Foto: Deborah Melo – FAF
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Voa, gavião! Manaus FC derrota o Tocantinópolis e se garante nas quartas de final da Copa Verde