Neste dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, tendo como inspiração para a escolha da data o escritor Monteiro Lobato, considerado pai da literatura infantil brasileira.
Além de ser um dia para homenagear um dos grandes escritores brasileiros, a data também é marcada pelo incentivo à leitura de crianças e adolescentes no processo de aprendizagem. A data também é importante para as editoras, escolas, bibliotecas públicas, entre outras.
Conforme os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, houve um aumento entre 2015 a 2019 no número de crianças que praticam leitura. Um total de 48% afirmaram que leem por prazer.
De acordo com psicólogos, existem benefícios que o hábito de leitura traz para uma criança: consciência fonológica (as crianças vão identificar e manipular os sons que formam as palavras), o princípio alfabético (para reconhecer que letras são símbolos e que compõem as palavras que falamos) e o conhecimento (alargando as experiências através de temáticas diferentes).
Em Manaus, o Dia Nacional do Livro Infantil contará com uma programação especial na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja, localizada no Centro de Manaus. As atividades acontecem nesta sexta-feira (19), entre 9h às 12h e 14h às 16h30.
A programação na biblioteca é destinada para as crianças das redes municipais e estaduais, bem como da comunidade em geral entre 7 a 12 anos.
Confira algumas dicas de livros infantis:
– Reinações de Narizinho (escrito por Monteiro Lobato)
– O Escaravelho do Diabo (escrito por Lúcia Machado de Almeida)
– A Droga da Obediência (escrito por Pedro Bandeira)
– Meu Pé de Laranja Lima (escrito por José Mauro de Vasconcelos)
– Marcelo, Marmelo, Martelo (escrito por Ruth Rocha)
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Com projeto em áreas rurais, professor da UEA vence prêmio Led de Educação