Sendo lançado oficialmente nesta sexta-feira (26), o livro ‘Sustentabilidade de Gênero’, de autoria da advogada Laura Lucas, é o mais novo publicado da Editora Lumen Juris. Com exclusividade, a autora comentou sobre a obra para o Portal Manaós, a qual será lançada nesta sexta-feira, às 18h30, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus.
De acordo com a editora do livro, a obra ‘Sustentabilidade de Gênero’ propõe uma reflexão “para compreender a relação direta entre a adoção dos princípios ESG e a maior inclusão das mulheres no mercado de trabalho, acertadamente aqui denominada, sustentabilidade de gênero”.
Para o Portal Manaós, Laura Lucas contou que o livro traz dados sobre desigualdade salarial, além de demonstração da baixa representatividade feminina em cargos de liderança e gestão.
“Para corrigir essa desigualdade nos ambientes corporativos trago a importância do ESG (environmental, social and governance) que em português significa Ambiente, Sustentabilidade e Governança como uma ferramenta que pode contribuir para redução das desigualdade de gênero nesses ambientes”, disse.
Ver essa foto no Instagram
A advogada afirmou que, para entender o motivo de ainda existir um ambiente de trabalho desigual entre homens e mulheres, propõe ao leitor a entrega de um estudo histórico sobre a construção da inferioridade feminina e explico como esse modelo patriarcal se repete no ambiente de trabalho.
“É uma obra oportuna pois nos conduz à reflexão de que não existe desenvolvimento sustentável sem igualdade de gênero”, comentou.
Laura Lucas ainda explicou que o ESG está em consonância com os objetivos de direito sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Orienta que as empresas emitam relatórios de diversidade, inclusão, diferenças salariais e supervisiona a forma de contratar e de ascensão”, afirmou.
A autora do livro ainda destaca que a obra é indicada para profissionais do direito, gestores e líderes. “Sua leitura não responde apenas aos porquês dessa realidade, mas aponta um caminho para a criação de um ambiente sustentável mais igualitário para as mulheres”, disse.
Leia mais: Parintins vira destino de torcedores neste fim de semana com festas dos bois Caprichoso e Garantido
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis