Após a divulgação do novo single “Aceita”, que faz homenagem a Orixá, a cantora Anitta, que já havia feito publicações sobre a sua fé e religião, perdeu mais de 200 mil seguidores em sua conta no Instagram.
O post feito na segunda-feira, (13), foi alvo de mais de 150 mil comentários de internautas. Entre eles, diversos de cunho intolerante ao camdomblé e associações dos orixás com o “Diabo”, figura comum entre as religiões que é associado como a personificação do mal.
A cantora, que já havia se pronunciado a respeito dos ataques recebidos anteriormente, fez outro post nas redes dizendo: “Compartilhar desinformação, piadas e histórias fictícias da Santeria é racismo religioso. Os iorubás, orixás, seus ensinamentos religiosos e seu povo merecem respeito como qualquer outra religião”.
“O iorubá vem da cultura africana e tem como principal característica exaltar a natureza (e não ‘fazer rituais para amarrar seu namorado’. Uma busca no Google sem preguiça e eles descobrem bem. No Brasil, no século passado, essas pessoas foram levadas à força como escravas para fora do seu país e foram mortas e torturadas por expressarem sua fé. (quer dizer…matar e torturar, pode…rezar aos orixás, não.)” explicou Anitta.
“Hoje menos, mas ainda sofrem ataques em seus templos, e ofensas nas ruas. Acredito em Deus, Jesus, Orixás e outros. E na minha vida pratico muito mais seus ensinamentos do que pessoas que humilham os outros nas redes sociais”. Finalizou.
Após a repercussão, o clipe oficial da música, que teve a sua publicação adiantada para a última terça-feira (14), já atingiu 1 milhão de visualizações na plataforma de streaming Youtube.
Ver essa foto no Instagram
Foto: Reprodução / Instagram / Anitta
Leia mais: Após problemas com produtora de eventos, Ivete Sangalo e Ludmilla cancelam turnês