Nos dias 28 e 29 de maio de 2024, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará a III Conferência sobre Fontes Informacionais de Pesquisa (Confip). Que tem como público alvo docentes, discentes, servidores da UEA e, também, a comunidade externa, além do uso da inteligência artificial (IA). O evento ocorrerá, das 9h às 17h, no auditório e salas de aula da Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.
O evento, promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA), trará como tema “Os impactos da Inteligência Artificial na produção científica sob a perspectiva da lei de acesso à informação e da LGPD”, que propõe adquirir e discutir conhecimento sobre a adoção e o impacto da IA na produção, desenvolvimento e na disseminação do conhecimento científico nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Programação
A programação contará com a participação de palestrantes renomados nas áreas de IA e especialistas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A temática será apresentada em forma de palestra, mesa redonda e oficinas. O Tubones Coral e o grupo de dança da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da UEA estarão presentes para abrilhantar a conferência.
A mesa de abertura no dia 28/05 será composta pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib; pelo Pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Prof. Dr. Roberto Mubarac; pelo pró-reitor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (ProgradProf. Me. Fábio Carmo Plácido Santos; o diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Silva Junior; a diretora do SIB Sheyla Lobo, e o diretor da Agência de Inovação (Agin/UEA), Prof. Dr. Antônio Mesquita.
A palestra de abertura do 3º Confip será ministrada pela Prof.ª. Dra. Adriana Carla Silva de Oliveira, bibliotecária e advogada, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) com a Temática: Inteligência Artificial, LGPD e o contexto científico.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Aleam aprova novo sistema de distribuição de cotas da UEA