sexta-feira, setembro 27, 2024

Assembleia de Deus, maior liderança evangélica do Brasil, completa 113 anos de fundação

No início do século XX, Belém, capital do Pará, foi escolhida pelos jovens missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren para estabelecer o primeiro templo daquela que hoje é a maior igreja pentecostal do Brasil

No dia 18 de junho de 1911, na história do país, foi fundada no estado do Pará a maior liderança evangélica, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, que nesta data completa 113 anos de existência. Conforme o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente no Pará a igreja conta com mais de 700 mil membros, dos quais 150 mil vivem na capital, onde frequentam nada menos que 550 templos.

A data é lembrada em todas as cidades brasileiras, especialmente em Belém, capital do estado do Pará, onde os trabalhos foram iniciados.

Tudo começou no início do século XX, quando os jovens missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren escolheram a capital Belém para estabelecer o primeiro templo daquela que hoje é a maior igreja pentecostal do Brasil. A origem das Assembleias de Deus no Brasil remonta ao fervoroso movimento de avivamento que varreu o mundo por volta de 1900, especialmente na América do Norte.

Sem recursos financeiros e com pouco domínio do português, Daniel e Gunnar deixaram Nova Iorque com destino à capital paraense, onde chegaram em 19 de novembro de 1910. Lá, encontraram Henrique e Celina Albuquerque, que generosamente cederam sua casa para as reuniões pentecostais. Após vários encontros, em 18 de junho de 1911, os missionários suecos fundaram em Belém a Missão da Fé Apostólica, que, sete anos mais tarde, foi oficialmente registrada como Assembleia de Deus.

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Missionário Suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembleias de Deus no Brasil – (Imagem: Ilustração livro – A História das Assembleias de Deus)

Os participantes desse movimento de avivamento foram batizados pelo Espírito Santo, assim como os discípulos e seguidores de Jesus durante o Pentecostes, conforme descrito em Atos 2. Por isso, ficaram conhecidos como “pentecostais”. Como os primeiros crentes no Cenáculo, os pioneiros do avivamento do Século XX falaram em línguas diferentes das suas originais ao receberem o batismo no Espírito Santo. Além disso, ocorreram outras manifestações sobrenaturais, como profecias, interpretações de línguas, conversões e curas.

Ao chegarem a Belém do Pará em 19 de novembro de 1910, Daniel Berg e Gunnar Vingren iniciaram um movimento que marcaria profundamente a história religiosa e social do Brasil. Eles pregaram Jesus Cristo como único Salvador e destacaram a importância do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As igrejas locais, como a Batista, Presbiteriana, Anglicana e Metodista, reagiram com desconforto à nova doutrina dos missionários, especialmente após alguns membros adotarem o ensino pentecostal. Celina de Albuquerque foi a primeira a receber o batismo no Espírito Santo na madrugada de 18 de junho de 1911, um evento seguido por outros irmãos.

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Irmã Celina de Albuquerque (ao centro), a 1ª crente batizada no Espirito Santo em Terras Brasileiras – (Foto: AD Belém/PA)

O ambiente naquela comunidade ficou tenso devido ao crescente número de membros curiosos que frequentavam as reuniões de oração na residência de Berg e Vingren. Como resultado, eles e dezenove outros irmãos foram expulsos da Igreja Batista. Determinados e convictos, decidiram se organizar e fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, posteriormente conhecida como Assembleia de Deus a partir de 1918.

No mundo

A Assembleia de Deus tem presença global em países como Moçambique, Timor Leste, Indonésia, entre outros. Em Belém, a igreja desempenha um papel ativo e contínuo na vida das comunidades locais. Além das atividades religiosas, apoia cerca de 40 mil famílias necessitadas, fornecendo assistência alimentar diretamente em suas residências.

Procuramos a liderança da igreja, o pastor Jonatas Câmara, de Belém do Pará, através das redes sociais para explicar à reportagem como foi mantida toda a trajetória da doutrina no Brasil e os trabalhos realizados na sociedade. No entanto, não tivemos retorno da assessoria.

*Fonte: AD Hortolândia

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