Para acompanhar, monitorar e intensificar as ações voltadas para a promoção e proteção à saúde, a equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), segue, nesta quarta-feira (26) a Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) em atuação relacionada à 57ª edição do Festival de Parintins, realizado de 28 a 30 de junho.
A iniciativa segue as diretrizes da Portaria n ° 1.139/2013, que regulamenta a assistência e vigilância em saúde para eventos de massa, como o Festival de Parintins, que é o maior evento cultural do Amazonas e atraiu 120 mil participantes na edição de 2023.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da intensificação da vigilância ativa, abrangendo vigilância epidemiológica, hospitalar, sanitária, do trabalhador, além de comunicação e mobilização social. “As equipes são especializadas e integram a força de trabalho de saúde local, contribuindo para a detecção e resposta rápida a qualquer alteração no cenário epidemiológico durante o festival”, afirma Tatyana.
Entre as principais preocupações da vigilância em saúde está a manipulação de alimentos, visando prevenir surtos de diarreia, segundo aponta o responsável pela vigilância epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo. “A FVS-RCP realiza ações previamente, incluindo treinamentos com serviços e profissionais autônomos para prevenir doenças, incluindo a diarreia”, avaliou Alexsandro.
Medidas de Prevenção
A FVS-RCP orienta os turistas que vão participar do Festival de Parintins a tomarem os seguintes cuidados para evitar problemas de saúde:
Vacinação: Manter o calendário vacinal atualizado, especialmente tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela;
Higiene: Lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel sempre que possível;
Alimentação: Evitar consumir alimentos de locais não credenciados pela Vigilância Sanitária;
Hidratação: Aumentar a ingestão de água de qualidade, preferindo embalagens lacradas ou água tratada;
Sexo Seguro: Praticar sexo seguro com uso de preservativo ou medicamentos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e Profilaxia Pós-Exposição (PEP);
Atendimento: Em caso de dúvidas, buscar informações com equipes volantes da vigilância em saúde ou nos serviços de saúde locais;
Fonte: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Partiu Parintins? Torcedores embarcam para presenciar a disputa entre Caprichoso e Garantido