Os presidenciáveis Joe Biden e Donald Trump realizaram o primeiro debate presidencial nos Estados Unidos, nessa quinta-feira (27). O atual presidente e o ex-mandatário americano protagonizaram uma série de ataques pessoais, além de aumentarem o tom de voz em alguns momentos. As eleições americanas ocorrem em novembro deste ano.
O debate durou cerca de 1 hora e 40 minutos e, ao decorrer do tempo, ambos criticaram os governos alheios. Entre os pontos de discussões entre eles estavam imigração, guerra e economia. Essa foi a primeira vez que Biden e Trump ficaram frente a frente.
Donald Trump, que foi recentemente condenado pela Justiça americana, fez discursos voltados para a pauta da extrema direita e disparou comentários sobre Biden, o chamando de “o pior presidente da história”.
Já Biden tocou em alguns pontos sensíveis para Trump, como a condenação do ex-presidente, mas não conseguiu rebater as informações falsas do rival. De acordo com os bastidores, após o debate, em fala a seus apoiadores, Biden afirmou que sua equipe fará uma checagem de fatos.
Em um dos momentos mais acalorados do debate, Biden chamou Trump de “otário” e “perdedor” após o ex-presidente mencionar o filho do atual presidente, Beau Biden, que lutou no Iraque e morreu de câncer no cérebro em 2015.
Além disso, o debate também foi de ofensas pessoais. O atual presidente chamou Donald Trump de criminoso condenado e o acusou de fazer sexo com a ex-atriz pornô Stormy Daniels, enquanto sua então esposa estava grávida. O adversário negou.
As eleições para presidente nos Estados Unidos acontecem em 5 de novembro. Joe Biden tenta a reeleição, enquanto Donald Trump quer voltar à Casa Branca.
*Com informações do G1
Leia mais: Donald Trump afirma que proibição nas eleições dos EUA é “antidemocrática”