segunda-feira, julho 1, 2024

Parintins 2024: Transformações, alegorias gigantes e bloco musical são destaques na 1ª noite de Festival

A noite começou com a expectativa pela apresentação de Isabelle Nogueira, mas outros aspectos também chamaram a atenção dos espectadores

O Festival Folclórico de Parintins 2024 teve início nesta sexta-feira (28), com as performances dos bois Caprichoso e Garantido. A primeira noite do evento foi marcada pela antecipação do público pela apresentação da cunhã Isabelle Nogueira. No entanto, outros elementos capturaram o interesse dos torcedores, turistas e telespectadores.

Em mais um ano, o Portal Manaós está em Parintins para realizar a cobertura do Festival Folclórico 2024. Os momentos marcantes das apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido você acompanha através das nossas redes sociais, em tempo real.

Boi Caprichoso

O Boi Caprichoso foi o primeiro a se apresentar, por volta das 20h. A agremiação apostou em efeitos computadorizados ao longo da apresentação, mas o momento mais emocionante foi a entrada do boi, que adentrou o Bumbódromo ao som de uma trilha, acompanhado por bailarinos e uma peça artística que sobrevoou a arena através de um guindaste.

Um dos pontos altos do Boi Caprichoso foi a transformação da cunhã-poranga Marciele Albuquerque, que apareceu no início da apresentação numa alegoria da lenda amazônica, se metamorfoseando em uma cobra. Outro destaque da noite foi o levantador de toadas Patrick Araújo, que durante sua participação interpretou um dos sucessos do bumbá “Viva a Cultura Popular”, momento de exaltação folclórica do Caprichoso.

O ápice para os torcedores azulados foi a evolução do Boi Caprichoso, com o touro negro surgindo numa alegoria em homenagem ao tripa Marquinho Azevêdo, falecido em dezembro do ano anterior. Ao som do hit “Málúù Dúdú”, o tripa Alexandre Azevêdo evoluiu para delírio da multidão.

As mulheres indígenas ganharam voz e espaço na arena, com ativistas como Vanda Witoto discursando e destacando a importância da demarcação das terras indígenas para enfrentar a crise climática. O Boi Caprichoso introduziu as ‘morubixabas’, três mulheres indígenas na arena representando o item tuxauas, com fantasias pesando mais de 30kg.

Faltando cerca de 20 minutos para o fim da apresentação, o Boi Caprichoso trouxe o ritual ‘Mothokari’, com participação do líder indígena Davi Kopenawa. Num cenário gigantesco, os efeitos especiais se destacaram, assim como o aparecimento do pajé Erick Beltrão, que fez uma entrada levitando.

Boi Garantido

Encerrando a noite, o Boi Garantido entrou no Bumbódromo ao som de seu maior sucesso, “Vermelho”. Num momento descontraído, o apresentador Israel Paulain sentou no centro da arena durante a entrada, aquecendo os torcedores vermelhos e brancos para o espetáculo.

A expectativa era grande para a apresentação da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, que emergiu da lenda amazônica Noçoken. Para delírio dos fãs e da nação encarnada, a cunhã evoluiu ao som de ‘Isa-A-Bela’, numa coreografia marcada por passos tribais, pulos e ‘joelhos no chão’. Assim como do lado azul, no Boi Garantido a cunhã também se transformou, encarnando na toada, Isabelle se transformou numa onça pintada para avaliação dos jurados e surpresa dos espectadores.

Uma das preocupações da semana era a saúde do levantador de toadas Sebastião Júnior. Na arena do Bumbódromo, no entanto, ele mostrou estar saudável ao defender o item, não só cantando, mas também interpretando artisticamente para complementar a apresentação do Garantido.

O destaque da noite foi para a sinhazinha Valentina Coimbra, que adaptou passos de vogue à sua evolução, com medleys remixados, além de a iluminação da arena acompanhar seus movimentos. Num momento de ‘paralisia’, ela liderou todos os bailarinos da arena e, ao evoluir com o boi, demonstrou segurança para ganhar os corações dos jurados.

No final da apresentação, o Garantido trouxe o ritual ‘Transcendência Kanamari’, com uma alegoria de cerca de 20 metros. Além do espetáculo visual, a apresentação foi marcada pela performance de Sebastião Júnior, que tocou guitarra enquanto cantava a toada ritualística.

Famosos

Com ou sem ‘efeito Isabelle’, o Festival de Parintins atrai diversas personalidades famosas. Este ano, os ex-colegas de confinamento da cunhã do Garantido estiveram no evento para prestigiar a cultura parintinense e, claro, a ex-BBB.

Entre os participantes do BBB 24 presentes na primeira noite do festival estavam Matteus Amaral, Davi Brito, Giovanna Lima, Beatriz Reis, Lucas Pizane, Lucas Buda, Marcus, Raquele e Michel. Além deles, influencers como Vivian Amorim, Ana Clara, Lucas Selfie e Jacqueline também estavam no Bumbódromo.

Festival 2024

Neste sábado (29), o Boi Caprichoso abre a segunda noite do Festival de Parintins, a partir de 20h, horário de Manaus. O Boi Garantido fecha a segunda noite de apresentações, por volta das 23h, horário de Manaus.

Já no domingo (30), quem abre a última noite é o Boi Garantido, a partir das 20h, horário de Manaus. O Boi Caprichoso fica responsável por fechar o evento, a partir das 23h.

A apuração para saber o grande vencedor de 2024 será realizada na segunda-feira (1º).

Leia mais: Na primeira noite de Festival, Bumbódromo de Parintins recebe proposta de reforma e ampliação

____
Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias