Michelle Obama aparece como o único nome democrata capaz de vencer Donald Trump, caso Joe Biden decida não concorrer às eleições nos Estados Unidos, que acontece em novembro deste ano. É o que diz pesquisa eleitoral divulgada na última terça-feira (2), realizada pela Reuters em parceria com o Ipsos.
A especulação de desistência de Joe Biden surgiu após a repercussão negativa do debate do presidente contra Donald Trump, que foi marcado por ataques pessoais, de ambas as partes. A pesquisa revelou que um a cada três democratas acreditam na desistência do atual presidente.
Segundo a pesquisa, em hipotéticos confrontos, nenhum dos outros nomes cotados para substituir Joe Biden conseguiriam vencer o candidato republicano no pleito. O levantamento, por sua vez, revela que a ex-primeira-dama venceria Trump por 50% a 39%, caso disputasse a eleição. Apesar da intenção de votos, Michelle já declarou que não pretende se candidatar.
Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA, foi quem ficou mais perto das estatísticas de Donald Trump, com 42% a 43% das intenções de voto. Respectivamente, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, aparece com 39%. Gretchen Whitmer, governadora do Michigan recebeu 36% de apoio contra 41% de Trump.
Apesar das especulações, o atual presidente dos Estados Unidos afirma que não pretende desistir da disputa. Contudo, existem rumores na mídia norte-americana de que o partido discute uma possível substituição do atual candidato após as críticas e repercurssão negativa após o embate com Trump. Publicamente, o Partido Democrata tem demonstrado apoio a Biden.
Com informações Metrópoles*
Ilustração: Marcus Reis
Foto: Donald Trump Signs The Pledge” by Michael Vadon is licensed under CC BY-SA 2.0. / Michelle Obama” by Gage Skidmore is licensed under CC BY-SA 2.0.
Leia mais: Ataques pessoais marcam primeiro debate entre Trump e Biden