Dias após o Partido Liberal desmentir a possível chapa entre Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo) no pleito, o pré-candidato do PL confirmou que existe a possibilidade de ambos disputarem o pleito juntos, mas destacou que aguarda as respostas da empresária. A informação foi dada durante uma entrevista, nesta quinta-feira (4).
Anteriormente, rumores sobre uma conversa entre Alberto Neto e Maria do Carmo Seffair circularam nos bastidores da política manauara. Conforme noticiou O Convergente, ambas as assessorias dos partidos representados pelos pré-candidatos negaram as informações e, dias após, a mesma foi confirmada por Alberto Neto.
Na entrevista, o pré-candidato do PL afirmou que, caso não estivesse com o nome à disposição no pleito, escolheria Maria do Carmo como candidata. “Se eu não fosse pré-candidato, o meu candidato seria a Maria do Carmo, porque é uma candidata de direita, que acredita no livre mercado, que acredita nos nossos valores: Deus, Pátria, Família, Liberdade”, disse.
Ainda de acordo com Alberto Neto, a escolha pela professora e empresária se dá por ambos compartilharem as mesmas bandeiras e ideais. Com isso, ele afirmou que é preciso compor com pessoas que pensam igual a ele.
“Como eu sou pré-candidato, eu preciso compor com pessoas que se alinham com o nosso pensamento, com nossos princípios e valores”, explicou.
Em relação à conversa, ele não pontuou o que ambos conversaram, mas afirmou que foi uma boa conversa e também ressaltou que tanto o PL quanto o Novo estão alinhados nacionalmente.
“Tem muito a contribuir com a nossa cidade. A conversa foi muito agradável, foi um encaixe das nossas ideias, queremos acabar com essa política rasa e entrar em uma política mais profunda […]. Nacionalmente, o Novo está muito alinhado com o Partido Liberal. No Congresso Nacional, os dois partidos são a única oposição do governo federal”, alegou.
Deste modo, ele destacou que a união entre ele e Maria do Carmo pode ser benéfica para a direita manauara. “Por isso essa junção entre Alberto Neto e Maria do Carmo seria benéfico para Manaus […]. O público de direita, que está um pouco órfão na nossa cidade, teria bons quadros para que possamos alçar órgãos mais altos”, afirmou.
Nada definido
Mesmo com a confirmação da conversa entre eles, Alberto Neto ressaltou que Maria do Carmo continua como pré-candidata a prefeita de Manaus e que a chapa entre eles ainda não está definida, mas que existe uma “esperança no coração” para que dê certo.
“As conversas ainda vão prosseguir, ainda não tem nada fechado. A Maria do Carmo ainda é pré-candidata, ela ainda tem um partido para concorrer, mas a conversa foi muito agradável, eu saí muito feliz com essa conversa, independente do resultado. Tem uma esperança no meu coração que dê certo essa união”, destacou.
Questionado sobre quando pode confirmar o vice em sua chapa, Alberto Neto afirmou que até o dia 5 de agosto as conversas serão reveladas para a população. Ele ainda pontuou que espera que Maria do Carmo aceite o convite para compor a chapa, mas que respeita a decisão da mesma.
“No momento que ela aceitar, espero que o mais rápido possível, a gente possa bater o martelo e anunciar a candidatura para que a população manauara saiba que tem uma chapa de direita concorrendo”, disse.
Pressão política
O ênfase do pré-candidato Alberto Neto na pré-campanha vai contra aos rumores dos bastidores políticos, que informavam que o deputado federal poderia desistir de concorrer ao cargo majoritário para compor como vice em outra chapa.
De acordo com os bastidores políticos manauara, há uma pressão por parte de alguns líderes políticos para que Alberto Neto desista da pré-candidatura e forme chapa com o pré-candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (UB).
No início de junho, em entrevista, Roberto Cidade não descartou a possibilidade de ter Alberto Neto como vice. “É natural que vamos conversar com todo mundo, já vimos alinhamentos históricos que aconteceram. Ainda não temos nada nesse sentido, mas se pudermos conversar e entrar em um entendimento que é melhor para Manaus e que é melhor uma composição, da minha parte não há problema”, pontuou na época.
Nesta semana, o governador Wilson Lima (UB), que também preside o diretório estadual do União Brasil, esteve em uma reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Não há informações se ambos conversaram sobre a possibilidade da união dos dois pré-candidatos em uma única chapa.
Apesar dos rumores, Alberto Neto já ressaltou que manterá sua pré-candidatura – e futura candidatura -, uma vez que o objetivo do Partido Liberal é formar o maior número de parlamentares nos municípios brasileiros, objetivando as eleições de 2026.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: David Almeida move ação contra Amom Mandel por publicações de vídeos nas redes sociais