As pinturas da gestão de David Almeida (Avante) foram tema de debates na sessão plenária desta segunda-feira (8) na CMM. Os vereadores de oposição destacaram que o atual prefeito gastou recursos públicos ao longo de seus três anos de mandato para pintar mosaicos em todas as zonas da cidade e agora está gastando novamente dos cofres municipais para apagar essas pinturas, devido à legislação eleitoral.
O vereador Capitão Carpê (PL) criticou o prefeito David Almeida, alegando que mais de R$ 100 milhões foram gastos com os mosaicos, classificando a gestão como ‘ineficiente’ na administração dos recursos públicos.
“Ele coloriu esses mosaicos ridículos, gastando mais de R$ 100 milhões nos últimos anos para pintar a cidade. Dizem que ele é o prefeito pintor, apesar de não gostar muito desse apelido. Ele gasta para pintar e agora está gastando mais alguns milhões para repintar, infringindo princípios da administração pública […]. A Prefeitura de Manaus está sendo ineficiente ao gastar de forma desrespeitosa o dinheiro da população”, disse o parlamentar.
Carpê também mencionou que a ação da prefeitura está relacionada à legislação eleitoral, uma vez que David Almeida é pré-candidato à reeleição e a pintura dos mosaicos da Prefeitura de Manaus pode ser interpretada como propaganda eleitoral.
“Ele terá que repintar tudo por causa das restrições eleitorais e sabe que, se não o fizer, poderá enfrentar consequências políticas […] É inaceitável que nada seja feito, que nenhuma punição seja aplicada. O prefeito de Manaus trata a cidade como se fosse sua propriedade”, destacou o vereador.
Logo após o discurso de Carpê, William Alemão (Cidadania) também comentou sobre o assunto, lembrando que já havia acionado o Ministério Público em relação às pinturas na cidade. Ele denunciou uma possível utilização indevida de verba pública para promover a identidade visual de Manaus, o que poderia configurar propaganda eleitoral antecipada.
“Quando fiz a denúncia ao Ministério Público, alertei sobre o que iria acontecer e está acontecendo agora […]. O prefeito David Almeida está repintando algo que não deveria ter pintado daquela forma, tudo com dinheiro público”, afirmou.
Alemão também relacionou a nova pintura feita pela Prefeitura de Manaus às recentes críticas de David Almeida à Câmara Municipal e a alguns vereadores de oposição, acusando-os de atrasar os projetos de sua gestão.
“Ele acusa esta Casa e alguns vereadores de oposição de não terem permitido obras por falta de dinheiro, mas talvez se economizasse na tinta ou comprasse a tinta correta, haveria recursos disponíveis”, argumentou.
Segundo a denúncia de Alemão, David Almeida teria usado recursos públicos para autopromoção, incluindo a alteração do brasão do município. Atualmente, a denúncia contra a gestão municipal está sob análise do Ministério Público Eleitoral.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Às vésperas do pleito, David Almeida diz que ainda há obras para entregar