sexta-feira, agosto 16, 2024

Festival de Parintins é reconhecido no Senado como manifestação cultural nacional

O PL Lei (PL) 2.610/2023 será encaminhado novamente para votação na Câmara dos Deputados

A cada ano, o maior festival a céu aberto do mundo vem ganhando proporção no Brasil e no mundo, além de ser visto com bons olhos na capital federal pela grandiosidade cultural. A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado foi favorável à aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.610/2023, que reconhece o tradicional Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, e os Bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul) estão a um passo de serem reconhecidos como manifestação da cultura nacional.

A manifestação cultural do norte do país teve o texto alterado e aprovado no Senado por unanimidade, com 15 votos a favor e nenhum contra e sem abstenções, nesta terça-feira (9). Agora o PL, que tem como relator o senador Plínio Valério (PSDB-AM), será encaminhado novamente para votação na Câmara dos Deputados.

O Festival

O Festival Folclórico de Parintins, que coloca os Bois Caprichoso e Garantido frente a frente, acontece há quase 60 anos sempre na última semana de junho. A cada edição, um painel de jurados avalia as performances dos grupos para decidir o campeão. Realizado na Arena do Bumbódromo, a 370 quilômetros de Manaus, o festival atrai um público apaixonado que veste as cores do seu boi favorito e torce fervorosamente.

Durante três dias, Garantido e Caprichoso se confrontam com apresentações de música, rituais e outras performances. Um corpo de jurados é formado para avaliar as agremiações folclóricas e determinar o vencedor. No Bumbódromo, 16 mil espectadores divididos nas cores dos bois azul e vermelho apreciam as apresentações.

Novo Bumbóbromo

O governador do estado, Wilson Lima (UB), anunciou na primeira noite do festival a proposta de ampliação do Centro Cultural de Parintins, palco do festival. Lima destacou que já há a concepção de um projeto inicial, mas que o projeto final será feito com a colaboração dos bois Caprichoso e Garantido, e terá a palavra final da população de Parintins.

“Esse é o palco da Amazônia, porque aqui nessa arena não está somente a nossa arte, mas está um apelo do povo que mora nesta região. É o apelo do caboclo, do índio, do quilombola, do ribeirinho, é um grito pela preservação da Amazônia, mas, acima de tudo, um grito pela preservação do homem, do cidadão que está aqui, que mora e que preserva a Amazônia melhor do que ninguém”, disse o governador.

Mais conhecido como Bumbódromo, o local onde ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins é uma das mais importantes festas populares do país, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Desde 1965, ano da primeira edição, o festival teve vários locais de disputa, como, por exemplo, a quadra da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a quadra da extinta CCE e o estádio Tupy Cantanhede. Até que, em 1987, o então governador Amazonino Mendes foi assistir ao festival e prometeu construir um local do tamanho que o festival merecia.

*Da Redação/Agência Senado

Leia mais: Categoria Ouro retoma a temporada do 66º Festival Folclórico do Amazonas com atração nacional

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias