sexta-feira, novembro 22, 2024

Moratória da soja e da carne e as consequências para os municípios da Amazônia Legal é debatida na Câmara dos Deputados

A medida poderá afetar centenas de municípios de estados como Amazonas, Acre, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, que fazem parte da composição da Amazônia Legal

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate nesta sexta-feira (12), sobre a moratória da soja e da carne e consequências para os municípios da Amazônia Legal, em audiência pública.

A moratória tem como objetivo assegurar que a soja produzida no bioma Amazônia e comercializada pelos seus signatários esteja livre de desflorestamentos ocorridos após 22 de julho de 2008 – mesmo onde a abertura de áreas foi legalizada pelo Código Florestal.

A Amazônia Legal foi instituída pela Lei 1.806, de 06/01/1953, com o objetivo de definir a delimitação geopolítica com fins de aplicação de políticas de soberania territorial e econômica para a promoção de seu desenvolvimento.

Nove estados compõem a Amazônia Legal – Acre (22 municípios), Amapá (16), Amazonas (62), Mato Grosso (141), Pará (144), Rondônia (52), Roraima (15), Tocantins (139) e parte do Maranhão (181, dos quais 21 foram parcialmente integrados) – com um total de 772 municípios. O Maranhão, apesar de ser o estado com o maior número de municípios, tem apenas 79,3% do seu território (ou 261.350,785 km²) integrado à área de abrangência da Amazônia Legal.

O debate atende a pedido da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Segundo a deputada, a moratória “cria uma divisão no campo econômico. Isso não só aumenta a desigualdade social e regional, mas também ameaça o direito de propriedade e o progresso econômico do nosso País, bem como afeta diretamente a vida dos produtores e trabalhadores do campo.”

A audiência pública está programada para iniciar a partir das 10 horas, no plenário 6 da Câmara.

 

 

 

 

 

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias e IBGE*

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Verão amazônico: Plataforma faz monitoramento das condições climáticas no AM

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias