Após conseguir o apoio do PCdoB e com a decisão do diretório nacional da federação “Brasil da Esperança” (PT, PCdoB e PV) de Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato Marcelo Ramos (PT) não compareceu à convenção do Partido Comunista do Brasil, presidido por Eron Bezerra, marcada para este sábado (20), para oficializar os nomes dos pré-candidatos que vão disputar vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O ex-deputado, que vai disputar o cargo majoritário nas eleições municipais após ter o aval de Lula (PT) e luta para obter apoio da esquerda manauara, deixou a direção do PCdoB surpresa com sua ausência.
Por meio de seu perfil oficial nas redes sociais, Ramos justificou a ausência alegando compromissos pessoais inadiáveis e deixou a seguinte mensagem na legenda: “minha saudação para todos os dirigentes, pré-candidatos a vereador e vereadora e militantes”.
“Eu quero, antes de qualquer coisa, pedir desculpas pela minha ausência nesse momento tão importante da vida do partido e da minha trajetória militante, mas eu já tinha uma viagem agendada com o meu filho e não consegui desmarcar nesse momento especial na minha vida e na vida dele”, justificou Ramos.
Ver essa foto no Instagram
Marcelo postou o vídeo nas primeiras horas deste sábado, horas antes da convenção do PCdoB, e agradeceu o apoio da sigla esquerdista à sua pré-candidatura.
“Eu quero agradecer e dizer algumas coisas que para mim são muito significativas. A primeira delas é que essa minha candidatura, a convite do presidente Lula, é uma chance de reencontro com a minha história, com minha trajetória militante. E o apoio do PCdoB é a confirmação disso, porque foi no PCdoB que eu plantei na minha consciência os valores civilizatórios, humanísticos e democráticos”, disse Marcelo Ramos.
Antes, conforme informações de bastidores, havia uma tensão interna e um isolamento na federação local, o que demonstrava um distanciamento do pré-candidato anunciado pelo diretório nacional do PT. Eron Bezerra, presidente do PCdoB, havia declarado que seria pré-candidato a prefeito a qualquer custo, mas teve seus planos frustrados com a decisão do presidente Lula de apoiar Marcelo como candidato da esquerda em Manaus.
Para evitar possíveis constrangimentos entre as partes, Ramos decidiu não comparecer à convenção, mas ressaltou ainda o apoio de Eron e do partido.
“A federação não poderia abrir mão de ter uma candidatura a prefeito de Manaus […] e eu preciso registrar isso. Agradeço o papel do PCdoB durante essa pré-campanha”, concluiu Marcelo, com esperança de chegar ao segundo turno.
Procurados pela reportagem, a direção do PCdoB informou em nota que foi avisada pelo pré-candidato. Já a assessoria de Marcelo Ramos informou que a viagem foi programada desde o mês de março.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Período de convenções partidárias inicia neste sábado e segue até 5 de agosto