Após uma semana do início do período das convenções partidárias, este sábado (27) marca o começo da oficialização dos nomes à disposição como pré-candidatos a prefeito de Manaus. Até o momento, dos oito nomes que estão na corrida pré-eleitoral, apenas um ainda não divulgou informações sobre a data da convenção.
Neste sábado (27), dois pré-candidatos realizarão as convenções partidárias. O primeiro a divulgar a data foi Gilberto Vasconcelos (PSTU), que escolheu a sede do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho da 11ª Região e da Justiça Federal do Amazonas, situado na Praça 14 de Janeiro, zona Centro-Sul, para realizar a convenção, a partir das 15h.
Mais cedo, ainda no sábado (27), às 10h, Wilker Barreto (Mobiliza) oficializará sua candidatura à Prefeitura de Manaus. O evento ocorrerá na Ladeira Show, na Avenida João Câmara, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.
Já no domingo (28), a única mulher na disputa, Natália Demes (PSol), às 9h, no Auditório ENS/UEA. A oficialização ocorre no momento em que a federação PSol/Rede se dividiu entre apoios políticos.
O quarto pré-candidato a oficializar a candidatura a prefeito será Amom Mandel (Cidadania), no dia 30 de julho, às 19h, no Sesi Clube do Trabalhador, zona Leste da capital amazonense. Apesar da convenção marcada, a assessoria de Amom Mandel afirmou que ainda não foi definido o vice. As tratativas devem seguir pelos próximos dias, até chegarem a uma definição, que será anunciada na convenção partidária.
Já em agosto, o dia 3 será marcado pela realização de duas convenções partidárias. Às 10h, ocorrerá a convenção da chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo), no Sesi Clube do Trabalhador. A expectativa é que o ex-presidente Jair Bolsonaro compareça ao evento.
À noite, às 19h, ocorrerá a convenção partidária do pré-candidato à reeleição David Almeida (Avante). O evento acontecerá no Espaço Via Torres, na Avenida das Torres, zona Centro-Sul de Manaus. Na convenção, David Almeida revelará o nome de seu vice, que pode ser Renato Júnior, ex-secretário de Infraestrutura; Capitão William Dias, ex-secretário chefe da Casa Militar; ou Shádia Fraxe, ex-secretária de Saúde.
No dia seguinte, 4 de agosto, Marcelo Ramos (PT) oficializará sua candidatura a prefeito de Manaus. O evento também ocorrerá no Sesi Clube do Trabalhador, às 9h. Mesmo com a data agendada, o pré-candidato da esquerda progressista ainda não tem o vice definido. “O vice será decidido pelo conselho e o anúncio acontecerá só na convenção”, disse o pré-candidato a prefeito.
Durante o evento, além da oficialização dos candidatos a prefeito de Manaus, também serão apresentados os nomes que irão concorrer às cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Data não confirmada
Nos bastidores políticos, há rumores de que a convenção partidária para oficializar a pré-candidatura de Roberto Cidade (União Brasil) deve acontecer no dia 3 de agosto, às 8h, na Arena Amadeu Teixeira.
Ao O Convergente, a assessoria de Roberto Cidade afirmou que a data ainda não foi definida e, quando a escolha for efetivada, fará a divulgação para a imprensa. A assessoria ainda adiantou que a convenção pode ser marcada nos últimos dias do prazo.
Além disso, a assessoria foi questionada sobre a informação da possível data dos bastidores políticos, porém, não confirmou. “Informação ainda não confirmada. Assim que for, vamos divulgar oficialmente”, disse a assessoria de Roberto Cidade.
Vale ressaltar que os pré-candidatos têm até o dia 5 de agosto para a realização das convenções partidárias, de acordo com a legislação eleitoral.
*Com informações do O Convergente