Na madrugada desta quinta-feira (1), o brasileiro Caio Bonfim marchou para deixar o seu nome marcado na história do esporte e das Olimpíadas de Paris 2024. Isso, porque ele foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na marcha atlética, na história dos jogos Olímpicos. Bonfim foi o segundo colocado e garantiu a prata.
Utilizando uma estratégia diferente dos demais adversários, Caio usou a velocidade para puxar o ritmo do pelotão de competidores e figurar, em diversos momentos, como o primeiro colocado. A disputa pelo ouro seguiu até os momentos finais da prova.
Caio marcou o tempo de 1h19m09s, ficando atrás somente do equatoriano Daniel Pintado, que fez 1h18m55s para o ouro. A terceira colocação ficou com Alvaro Martin, da Espanha.
Essa foi a quarta participação do atleta de 33 anos em Olimpíadas. A melhor colocação do brasileiro havia sido na Rio 2016, quando ficou em quarto lugar. Ele também esteve em Londres 2012, onde não foi bem e ficou na 39°. Caio também foi medalhista de prata nos Jogos Panamericanos de 2019 e 2023.
Outros representantes do Time Brasil, Max Batista chegou em 28° e Matheus Correa, em 39°. No feminino, Érica Sena, Viviane Lyra e Gabriela ficaram com as 13°, 18° e 36° posições, respectivamente.
Com a medalha, que deve ser entregue no estádio olímpico, local de disputa das outras modalidades do atletismo, o Brasil chegou ao somatório de 5 pódios e se encontra na 29° posição do ranking geral de medalhas, com: 2 pratas, na marcha atlética masculina e no judô masculino até 66kg. e bronze no skate street feminino, na ginástica artística por equipes e no judô femino até 52kg.
Foto: Foto: Dar Yasin / AP Photo / Abelardomendesjr – Wikipedia / Alexandre Loureiro/COB
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Brasil no Pódio: Seleção brasileira de ginástica artística por equipes é bronze em Paris