País do judô! Brasil é bronze na disputa por equipes mistas no último dia da modalidade nas Olimpíadas de Paris 2024. O time Brasil venceu a Itália por 4×3.
Rafael Macedo abriu os confrontos contra Cristian Parlatti, que pressionado por dois shidos, foi pra cima do italiano. No golden Score, o brasileiro que bateu na trave na briga por medalhas no individual, aplicou um ippon e venceu a luta. 1×0 para o Brasil
A próxima representante foi Bia Souza, que subiu no lugar mais alto do pódio ontem, na categoria acima de 78kg. A judoca que pouco descansou, precisou de pouco tempo para colocar as costas de Asya Tavana no chão do tablado e deixar a disouta em 2×0.
Em luta tensa, Leonardo Gonçalves foi derrotado por Gennaro Pirelli, o brasileiro chegou bem perto de finalizar o italiano, mas tomou o revés, deixando a disputa em 2×1.
Medalhista de ouro na rio 2016, a experiente Rafaela Silva venceu com autoridade Veronica Toniolo com um combo de golpes. A judoca aplicou primeiramente um Waza-ari, que dá 1 ponto na disputa. Pra não dar chance pra adversária, Rafaela logo finalizou a luta, ao aplicar um arm lock (chave de braço) e forçar a italiana a bater no tatame para encerrar a luta e aumentar a chance de medalhas para o Brasil. 3×1.
No masculino, o primeiro medalhista desta edição de Jogos Olímpicos, William Lima encarou um adversário acima do seu peso e acabou sendo perdendo no golden score com um Waza-ari por Manuel Lombardo, que diminuiu a desvantagem para a Itália. 3×2
Na última luta regulamentar, era a vez de Ketlen Quadros, em sua última Olimpíada, fechar a série para conquistar a segunda medalha após 16 anos da primeira. Ela começou melhor e aplicou um Waza-ari em Savita Russo e ficou muito perto de encerrar a luta, mas a adversária conseguiu se recuperar e tirou as costas do chão. O revés, veio faltando 26 segundos para o fim da luta, com um ippon, que forçaria a 7° luta, para desempatar os 3×3.
No sorteio, o Brasil levou a melhor. A categoria sorteada escolheu a melhor lutadora da série, Rafaela Silva, que enfrentaria novamente Toniolo. A luta de desempate que já inicia no ponto de ouro, durou pouco. Isso porque a gigante chamada Rafaela aplicou um waza-ari em cima da italiana e fechou a série. 4×3 para o Brasil.
A medalha de bronze foi a 28° na história da modalidade em Jogos Olímpicos, e a quarta nesta edição. O brasil já haviam conquistado o ouro com Bia Souza, a Prata com William Lima e o bronze com Larissa Pimenta nas categorias individuais. No ranking geral de medalhas, o país saltou para a 20° posição com 8 medalhas conquistadas.
Foto: Reprodução
Leia mais: Brasil no Pódio: Bia Souza conquista a primeira medalha de ouro para o Brasil em Paris