Considerada por muitos como a grande zebra da competição, a seleção brasileira de futebol feminino chegou à sua terceira final olímpica após derrotar a atual campeã mundial, a seleção da Espanha, por 4 a 2, no Stade Vélodrome, em Marselha, na França.
As jogadoras brasileiras pressionaram desde o início. Aos cinco minutos, um erro da goleira Cata Coll, que chutou contra a zagueira Irene Paredes, resultou em um gol contra, abrindo o placar para o Brasil. Aos 48 minutos do primeiro tempo, Gabi Portilho aproveitou um cruzamento rasteiro da meio-campista Yasmim e ampliou a vantagem, colocando o Brasil em 2 a 0.
Com o resultado favorável no primeiro tempo, a seleção adotou uma postura mais defensiva e conservadora na segunda etapa. Em um contra-ataque rápido, a centroavante Adriana marcou o terceiro gol ao aproveitar um rebote. Nos acréscimos, que somaram 15 minutos, Kerolin fez o quarto gol brasileiro logo no primeiro minuto.
A equipe, apesar do desfalque de Marta, suspensa devido uma entrada antidesportiva que lhe rendeu um cartão vermelho, recebido contra a própria seleção da espanha na fase de grupos, dominou a partida e conseguiu impor seu jogo ofensivo. Apesar da pressão, a equipe espanhola conseguiu marcar dois gols, mas a vitória brasileira já estava consolidada.
O Brasil, que já possui duas medalhas de prata (Atenas 2004 e Pequim 2008), busca agora sua primeira medalha de ouro, enfrentando a seleção dos Estados Unidos no sábado (10/8) às 12h.
Essa será a primeira vez desde os Jogos de Pequim, em 2008, que a seleção volta à final em Jogos Olímpicos.
Com informações do Ministério do Esporte*
Foto: Reprodução / Marcio Machado/ Eurasia Sport Images/ Getty Images