terça-feira, setembro 17, 2024

Manaus em Alerta: Confira a qualidade do ar na capital nesta terça-feira, (13)

A Atualização dos marcadores classificam o ar de Manaus como insalubre para a população

Os índices de previsão da qualidade do ar em Manaus pioraram, nesta terça-feira (13). O nível de poluição por PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns) chegou ao número de 166 nos marcadores da The Weather Channel, um a mais do que a medição da última segunda-feira (12). O registro classifica a qualidade do ar da capital amazonense como insalubre.

Outro poluente que também cresceu desde a última atualização foi o PM10 (Partículas inferiores a 10 microns), que saiu de 65 para 67, quantidade considerada como moderada. 

A fumaça continua visível no céu, em diversos pontos da cidade. Segundo o SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), mais bairros aparecem na categoria vermelha de níveis de poluição do ar mediante a quantidade de PM2.5.

São eles: Aparecida (91.3), Colônia Oliveira Machado (90.8), Dom Pedro (87.8), Morro da Liberdade (87.4), Compensa (86.3), Nossa Senhora das Graças (81.8), Zumbi dos Palmares (81.5), São Jorge (80.9) e Distrito Industrial 1 (80.1).

A previsão de chuva para Manaus a partir das 16h de hoje é de 34%, o que pode ajudar na dissipação da fumaça e dos poluentes. Outro ponto para atentar-se são os níveis de radiação UV, que é considerada extrema, no momento.

A exposição às partículas finas dos poluentes pode resultar em tosse ou dificuldade de respiração, agravação da asma e o desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas. A população deve estar atenta aos impactos mais graves à saúde que podem acontecer nos pulmões e no coração.
Em caso de reação alérgica nos olhos ou narinas, a orientação é evitar contato com as áreas afetadas, não coçar olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas, e a distância dos pontos com maiores índices de fumaças. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.

Nos dias com mais fumaça no ar, a população deve ficar alerta a sintomas, como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade de respirar e cansaço. Em qualquer agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico adequado e em tempo oportuno.

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução / SELVA

Leia mais: Estiagem: Vazante do Rio Negro já chegou a 3.09 metros em 2024

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias