Nesta quarta-feira (14), o governador Wilson Lima anunciou novas medidas de combate às queimadas no Amazonas. Entre as medidas está a contratação de um novo efetivo de brigadistas para atuar nas regiões mais afetadas, como Apuí, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Iranduba, Jutaí e Humaitá.
Segundo Wilson Lima, no combate às queimadas, há 410 homens atuando na região metropolitana e no Sul do estado, além de mais 100 homens do Ibama. O governador ainda informou que foram registradas três prisões em flagrante por crimes ambientais.
Além disso, foram apresentados projetos para a implementação de brigadas nos municípios mais afetados pelas queimadas, além de informar a compra de viaturas Auto Bomba Tanque para auxiliar no combate às queimadas.
Outra medida anunciada foi o aumento das diárias dos servidores que atuam para combater os focos de incêndio, atualmente a diária é de R$ 120,00 e terá um reajuste de R$ 282,00, um aumento médio de 55%. O governo do Amazonas ainda estabeleceu parceria com o banco estatal alemão KfW Bankengruppe, investidor do Fundo Amazônia, para a contratação de 153 novos brigadistas.
Leia mais: Após registros de fumaça, Unicef alerta sobre qualidade do ar insalubre no Amazonas