terça-feira, dezembro 3, 2024

Manaus em alerta: Confira a qualidade do ar na capital nesta sexta-feira, (16)

Os índices dos bairros apontam, melhoras pelo segundo dia seguido

A Qualidade do ar em Manaus é considerada como moderada pelo segundo dia seguido, segundo os marcadores desta sexta-feira, (16). O nível de poluição por PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns), que havia chegado ao número de 166 segundo a The Weather Channel, baixou consideravelmente desde a última quinta-feira (15), com a média atual de 74.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a principal causa da nuvem de fumaça que encobria Manaus desde a última sexta-feira (9), são as queimadas concetradas no Sul do Amazonas.

Segundo o SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental), a classificação dos bairros para hoje é também é boa. Dos 8 que apresentavam as maiores médias de concentração de poluição no ar, todos saltaram para a tarja verde na medição. O bairro Colônia Oliveira Machado chegou a marca de 104.7. A quantidade de PM10 (Partículas inferiores a 10 microns) é considerada boa com média de 22 nos índices.

 

O bairro São Jorge é o que apresenta a melhor média, com 15.8. O mais alto é o morro da liberdade, com 22.5. Com essa quantificação de poluentes, a qualidade do ar é aceitável; porém, pode haver risco de saúde moderado para um número reduzido de pessoas, que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar.

A exposição a partículas finas de poluentes pode causar tosse, dificuldade para respirar, agravar a asma e promover o desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas. A população deve estar ciente dos impactos mais graves à saúde que podem afetar os pulmões e o coração.

Em caso de reação alérgica nos olhos ou nas narinas, é importante evitar o contato com as áreas afetadas, não coçar os olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas e manter distância de locais com altos índices de fumaça. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.

Nos dias com maior concentração de fumaça no ar, a população deve estar atenta a sintomas como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço. Se houver agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento médico adequado e oportuno.

Confira algumas orientações de saúde:

 

Em outubro do ano passado, Manaus foi considerada a capital com a pior qualidade do ar pelo Relatório Mundial da Qualidade do ar. A concentração de monóxido de carbono chegou a marca de 53.6 ppm (partes por milhão) com a colaboração da seca histórica que atingiu o Amazonas em 2023, além do grande número de queimadas ocorridas na região naquele mesmo período.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução

Leia mais: Fiscalizações contra queimadas são intensificadas em Boa Vista do Ramos

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias