quinta-feira, setembro 12, 2024

1 Milhão de candidatos marcaram presença no Concurso Público Nacional Unificado no último domingo (18)

A divulgação do resultado definitivo está prevista para o dia 21 de novembro

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), classificado como “Enem dos concursos”, aconteceu no último domingo (18), e contou com a a participação de aproximadamente 1 milhão de pessoas em todo o Brasil.

O Concurso Público Nacional Unificado contou com inscrições de 2,1 milhões de candidatos. São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. Em todo o Brasil, 228 cidades receberam as provas. Foram cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de ensino superior. Aproximadamente 72 mil salas foram reservadas para o certame.

Cerca de 210 mil trabalhadores participaram de todo o processo de aplicação da prova, o que representa, em média, 10% do total de inscritos no CPNU. Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 20 de agosto, permitindo que os candidatos confiram seus resultados e identifiquem possíveis divergências.

A divulgação do resultado definitivo está prevista para 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.

Em entrevista coletiva realizada na sede da Dataprev, em Brasília, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck reforçou que o certame cumpriu seu objetivo de democratizar o acesso ao serviço público federal.

Segundo a ministra, a segurança da aplicação das provas ficou refletida no baixo número de intercorrências registradas. Dados preliminares indicam que cerca de 0,05% (em torno de 500 pessoas) dos participantes foram eliminados do concurso por motivos como, por exemplo, sair do local de aplicação com as provas. A penalização estava prevista no edital.

A segurança do CPNU contou com atuação de diversos órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Agência Brasil de Inteligência (Abin) e secretarias estaduais de segurança pública. Aproximadamente 12 mil servidores participaram dessa operação.

“Esse concurso foi resultado da junção da experiência logística acumulada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com a experiência em segurança oriunda dos grandes eventos realizados no Brasil, como Copa do Mundo e Olimpíadas”, explicou a ministra.

 

 

 

 

 

 

Com informações da Agência GOV*

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Estudantes do EJA são incluídos no benefício do Pé-de-Meia

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias