Vídeos recebidos com exclusividade pelo Portal O Convergente mostram momentos em que a população do município de Pacaraima, em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, expulsa imigrantes venezuelanos da cidade. As imagens foram registradas nessa segunda-feira (19).
De acordo com a Prefeitura de Pacaraima e com a Polícia Federal, a média diária de entrada de venezuelanos em Roraima aumentou desde que Nicolás Maduro foi considerado eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Em julho, a entrada de imigrantes venezuelanos chegou a 507 pessoas, 25% a mais do que no mês anterior.
Ver essa foto no Instagram
O cenário de imigração na cidade tem levado supermercados e postos de combustíveis registrarem filas quilométricas, de acordo com o prefeito do município, Juliano Torquato, em entrevista para a CNN.
“Os venezuelanos estão preocupados porque podem voltar a fechar a fronteira a qualquer momento por conta dos protestos no centro do país. O que a gente percebe é um fluxo maior de pessoas comprando produtos de gêneros alimentícios e combustíveis para armazenar”, relatou o prefeito à CNN.
Três semanas após Maduro ser reeleito, o fluxo de imigrantes na cidade continua aumentando. Com isso, a população tentou intervir e usou a violência para barrar a entrada de venezuelanos.
Com as imagens recebidas com exclusividade do cenário na cidade, O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Pacaraima, para um posicionamento a respeito. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: Tensão na Venezuela: Países da América Latina pedem calma e transparência em meio à crise eleitoral