quinta-feira, novembro 21, 2024

Manaus em alerta: Confira a qualidade do ar na capital nesta quarta-feira (21)

As nuvem de fumaça visíveis nas últimas semanas, tem se dissipado aos poucos. A fumaça oriunda de queimadas na Amazônia já alcança estados do Sul e Sudeste do país

Índices de qualidade do ar continuam em alerta amarelo, em Manaus, nesta quarta-feira (21). Apesar da manutenção da classificação como “moderada”, as médias de poluentes PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns) divulgadas pelo the Weather Channel baixaram de 117, para 79, em comparação com a última atualização, na última terça-feira (20).

As nuvem de fumaça visíveis nas últimas semanas, tem se dissipado aos poucos. A fumaça oriunda de queimadas na Amazônia e no Pantanal já alcançou ao menos 10 estados desde o sábado (17). De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a principal causa da concentração de poluentes são as queimadas no Sul do Amazonas.

Fora da região amazônica, as cidades mais afetadas ficam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a neblina também chegou ao Rio e a São Paulo no final de semana, segundo o Serviço de Monitoramento Atmosférico da Europa.

Apesar da qualidade do ar ser considerada como aceitável, a presença de poluentes no ar pode haver risco de saúde moderado para um número reduzido de pessoas, que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar.

Nos bairros, o levantamento do SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) aponta, também, a queda na concentração de poluentes. Os índices mais altos são de: Morro da Liberdade (23.6), Cidade Nova (23.7), Colônia Oliveira Machado (20.8), Distrito Industrial I (20.7), Aparecida (17.8) e Vila Buriti (17.8). Os demais aparecem com números abaixo de 16.9, todos classificados na tarja verde, considerada como boa.

Em caso de reação alérgica nos olhos ou nas narinas, é importante evitar o contato com as áreas afetadas, não coçar os olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas e manter distância de locais com altos índices de fumaça. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.

Nos dias com maior concentração de fumaça no ar, a população deve estar atenta a sintomas como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço. Se houver agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento médico adequado e oportuno.

Confira algumas orientações de saúde:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução

Leia mais: Crise climática intensifica incêndios na Amazônia: Mobilização de brigadistas aumenta

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias