quinta-feira, novembro 21, 2024

Manaus em alerta: Confira a qualidade do ar na capital nesta quinta-feira (22)

As nuvens de fumaça visíveis nas últimas semanas, tem se dissipado aos poucos na capital, podendo ser vista, no momento, somente em pontos focais

Índices de qualidade do ar permanecem em alerta amarelo pelo segundo dia seguido, em Manaus, nesta quinta-feira (22). Segundo a The Weather Channel, o estado climático da cidade em relação ao número de poluentes no ar atualmente é estável, com variações de pequena escala.

A média da presença de PM2.5 (Partículas inferiores a 2,5 microns) para hoje, é de 81. Parecido com a da última quarta-feira (21), marcou o número de 79 nos índices. A qualidade do ar é classificada como aceitável; porém, com alguns poluentes pode haver risco de saúde moderado para um número de pessoas, que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar.

As nuvens de fumaça visíveis nas últimas semanas, tem se dissipado aos poucos na capital, podendo ser vista em pontos focais, diferente da situação das últimas semanas, quando era notável em toda a cidade. A fumaça oriunda de queimadas na Amazônia e no Pantanal já alcançou ao menos 10 estados desde o sábado (17). De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a principal causa da concentração de poluentes são as queimadas no Sul do Amazonas.

Nos bairros, o levantamento do SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) aponta, também, a sequência na queda da concentração de poluentes. Os índices mais altos são de: Morro da Liberdade (22.1), Distrito Industrial I (19.5), Chapada (18), Parque 10 de Novembro (17.8), Aparecida (17.6), Colônia Oliveira Machado (15.8) e Armando Mendes com o mesmo número.  Os demais aparecem com números abaixo de 16.7, todos classificados na tarja verde, considerada como boa.

Quanto a saúde respiratória, em caso de reação alérgica nos olhos ou nas narinas por influência de pontos focais de fumaça, é importante evitar o contato com as áreas afetadas, não coçar os olhos e nariz, além de manter portas e janelas fechadas e manter distância de locais com altos índices de fumaça. O uso de máscaras hospitalares também é recomendado.

Nos dias com maior concentração de fumaça no ar, a população deve estar atenta a sintomas como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço. Se houver agravamento dos sintomas, os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento médico adequado e oportuno.

Confira algumas orientações de saúde:

 

 

 

 

 

 

Foto: Reprodução

Leia mais: Corpo de Bombeiros combate incêndio em veículo na BR-174

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias