A Arena da Amazônia, recebe neste fim de semana o jogo de volta da final do Campeonato Amazonense Feminino de 2024, o “Barezão Delas”. O 3B da Amazônia recebe o Tarumã no domingo, às 15h, com entrada gratuita.
Por ser o atual campeão da competição, o 3B estreou apenas nas semifinais e em apenas dois jogos disputados até aqui, as Feras da Amazônia conquistaram duas vitórias, 21 gols marcados e apenas um sofrido.
Do outro lado, entra em campo o Tarumã que ao longo da campanha conquistou seis vitórias e uma derrota em sete partidas disputas, sendo o melhor ataque com 32 gols marcados e sofrendo apenas dois.
Para serem campeãs, a equipe do Tarumã precisará de um feito histórico: Marcar 8 ou mais gols no time do 3B da Amazônia, que acabou de conquistar o acesso à elite do Futebol Brasileiro, Isso, porque no jogo da ida, o O 3B venceu o Tarumã por 8 a 0.
“Esta final é um marco para o crescimento do futebol feminino, que tem mostrado uma força crescente e notável. O sucesso do 3B chegando à elite do futebol feminino nacional reforça ainda mais a importância e o potencial desse esporte em nossa região”, afirmou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.
A equipe campeã do Barezão Delas receberá um troféu inédito, o Muiraquitã. Segundo a Federação Amazonense de Futebol (FAF), o troféu remete à lenda das Icamiabas, as bravas mulheres guerreiras do Amazonas e carrega em si a essência de sorte, amor e prosperidade.
Segundo a tradição, as Icamiabas, povos originários formados só por mulheres, se reuniam em cerimônias sagradas nas margens dos rios durante a lua cheia. Nessas ocasiões, elas confeccionavam os Muiraquitãs a partir da argila verde das águas. Os amuletos, geralmente em forma de sapo, eram dados aos seus parceiros, conferindo-lhes proteção e prosperidade.
Com informações da FAF*
Foto: João Normando e Sedel
Leia mais: Atletas brasileiros começam a chegar à Vila Paralímpica