De acordo com a pesquisa feita pela Revista Exame, em parceria com a Futura Inteligência, houve uma mudança de cenário na corrida pela Prefeitura de Manaus, nas primeiras posições ocupadas pelos candidatos David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União Brasil) e Amom Mandel (Cidadania). A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (4).
De acordo com o levantamento, o candidato Roberto Cidade agora assume a segunda posição em intenções de voto. A posição era assumida pelo candidato Amom Mandel. David Almeida segue na preferência do eleitorado em Manaus.
Conforme a pesquisa, David Almeida aparece com 25,3% das intenções de voto; Roberto Cidade tem 20%; enquanto Amom Mandel tem 17,9% das intenções de voto.
Apesar disso, a empresa apontou que Cidade e Mandel estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As demais colocações são ocupadas pelos candidatos: Capitão Alberto Neto (PL) em quarto lugar com 14,4%; Marcelo Ramos (PT) com 6,7% das intenções e Wilker Barreto (Mobiliza) com 1,7%.
O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) obteve 0,1% nesse levantamento. Brancos e nulos representam 4,3% e indecisos são 9,5%.
A pesquisa foi registrada no TSE como AM-03408/2024 e realizou 1 mil entrevistas entre os dias 21 e 27 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Simulações do 2º turno
A pesquisa ainda realizou simulações para um cenário do segundo turno, ambos envolvendo os primeiros colocados na pesquisa. No cenário 1, a pesquisa questionou o eleitor sobre um possível segundo turno com David Almeida e Amom Mandel.
Neste cenário, David Almeida venceria o 2º turno com 41,9% das intenções de voto, contra 39,9% de Amom Mandel. Brancos e nulos foram 12,8% e indecisos foram 5,4%.
Já no cenário 2, com Roberto Cidade e David Almeida, a pesquisa apontou que o candidato do União Brasil seria eleito, de acordo com as intenções de voto.
Conforme o levantamento, Roberto Cidade obteve 41,6% das intenções, contra 40,8% de David Almeida. Brancos e nulos foram 12,8% e indecisos 4,8%.
*Com informações do O Convergente