domingo, setembro 15, 2024

Estiagem: na luta contra a seca, Coari e Pauini recebem apoio estadual e ações solidárias

Já foi decretado situação de emergência para os 62 municípios do Amazonas devido aos impactos da seca deste ano

A estiagem dos rios da Bacia Amazônica em 2024, já atinge mais de 330.099 mil pessoas e cerca de 82.530 famílias. O governador Wilson Lima decretou situação de emergência para os 62 municípios do Amazonas devido aos impactos da estimativa. Inicialmente, em 5 de julho, ele havia aprovado o decreto para 20 cidades, e em 28 de agosto, estendeu a medida para mais 42 municípios. Para tentar combater os efeitos sob os municípios mais afastados, as autoridades municipais e estaduais do Amazonas têm traçado ações em conjunto.

Coari

O atual prefeito de Coari, Keitton Pinheiro divulgou, na noite de ontem (3), que se reuniu com a Comissão de enfrentamento à Estiagem para discutir e estabelecer estratégias para chegar às localidades mais severamente atingidas pela seca.

“Nossa prioridade é garantir que os irmãos ribeirinhos recebam o apoio necessário para superar esse momento difícil. Essa ação contará com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, e quero já expressar meu profundo agradecimento ao governador Wilson Lima, que se mostrou sempre sensível às necessidades do nosso povo”, escreveu Keitton, nas redes sociais.

Por ser o mais distante da sua calha, Coari faz parte dos municípios mais afetados pela seca dos rios Negro e Solimões.

Pauini

Distante 924 quilômetros em linha reta da capital do estado, o município é também, um dos mais afetados atualmente, pela estiagem da calha do rio Purus. Mediante isto, representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) realizaram a entrega de aproximadamente 400 kg de alimentos não perecíveis no município de Pauini. A escolha do município foi feita por conta do isolamento geográfico causado pelo baixo nível do leito dos rios, que são os principais acessos da região.

A entrega dos mantimentos aconteceu no Fórum de Justiça Desembargador João Meirelles. A visita a Pauini se deu como parte de uma ação do Programa de Interiorização da Escola Judicial (Ejud) em parceria com a Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM e os itens alimentícios foram arrecadados a partir da campanha “Justiça Solidária” que mobilizou servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Além dos itens doados ao município de Pauni, outros itens arrecadados na campanha serão, ainda, doados a outras comunidades.

 

 

 

 

 

 

 

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Projeções de seca na bacia do Amazonas: Rio Solimões pode registrar níveis nunca antes vistos

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias