quinta-feira, novembro 21, 2024

Atletas amazonenses buscam medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris

Maria de Fátima e Elielton Lira representarão o Amazonas nas disputas Paralímpicas de 2024

Os amazonenses Maria de Fátima e Elielton Lira estrearão nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o maior evento mundial para paratletas, nesta quinta e sexta-feira. Com os treinamentos em fase final, os representantes do estado, que contam com o apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, competirão nas modalidades de judô e halterofilismo.

“A dedicação deles no judô e no halterofilismo é um reflexo do crescimento contínuo do esporte de alto rendimento em nosso estado. Com investimentos constantes em infraestrutura e treinamento, estamos vendo um avanço significativo no desenvolvimento do paradesporto amazonense”, exalta o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Elielton Lira competirá hoje (05), com o início das disputas marcado para às 4h, no horário de Manaus. Ele lutará na categoria J1 até 60kg, que inclui outros nove atletas internacionais. Atualmente, Elielton é o segundo colocado no ranking mundial, atrás apenas do indiano Parmar Kapil, de 24 anos. Devido à sua alta classificação, o paratleta amazonense começará sua participação diretamente nas quartas de final.

“A expectativa é das melhores. O que tinha de ser feito a gente já fez, treinou, focou, evoluiu durante esse ciclo inteiro. Amanhã é dia de fazer excelentes lutas. O perigo lá dentro do tatame é real, mas nos preparamos para isso. Então vamos em busca dessa medalha. O judô é um esporte de oportunidade, então precisamos de apenas uma para definir a luta”, declara o paratleta.

Na sexta-feira (06), Maria de Fátima fará sua estreia no halterofilismo. Atualmente, ela ocupa a quarta posição no ranking internacional, atrás da egípcia Fatma Elyan, da nigeriana Lucy Ejike e da chinesa Tan Yujiao. Maria competirá na categoria até 67 kg, com as disputas previstas para começar às 11h, no horário de Manaus.

“A ansiedade está grande, faltam apenas dois dias para a minha competição. A expectativa é positiva, pois me preparei e o meu desempenho está sendo trabalhado diariamente, tendo melhorado bastante na minha técnica também, até porque esse esporte não exige só força, E tudo isso me dá muita confiança para brigar diretamente com minhas adversárias e assim fazer uma boa prova para me garantir no pódio”, comenta Maria.

*Com informações da Sedel

Leia mais: Equipe de atletas representa o Amazonas na Copa Norte-Nordeste de Ciclismo

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias