segunda-feira, setembro 16, 2024

Festival Folclórico de Parintins recebe título de patrimônio imaterial do Brasil

Além do Festival dos bumbás, o Arraial da Pavulagem também recebeu o título

O Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso foram oficialmente reconhecidos como manifestação da cultura nacional. A lei que dá título de bens imateriais do Brasil ao maior evento cultural da Amazônia foi sancionada nesta quarta-feira (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, elas se juntam ao outros Patrimônios Culturais Imateriais já reconhecidos nacionalmente, como as escolas de samba, o forró, as festas juninas e a música gospel. Além do Festival dos bumbás, o Arraial da Pavulagem também recebeu o título.

A ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, que representou o ministro Celso Sabino no evento, reforçou a importância de valorizar a identidade cultural na construção da imagem de um país. “É muito mais do que uma lei! É o resgate de uma cultura; de famílias que vão ao Círio, onde também é palco da pavulagem; aos festejos juninos, na Festa de Parintins. É algo muito significativo para nós, do Norte do país, termos nossas tradições e manifestações reconhecidas nacionalmente. E, claro, que também são atrativos que atraem visitantes de todo o mundo promovendo o desenvolvimento das nossas cidades”, disse.

O Festival Folclórico de Parintins, realizado no Amazonas, é uma das maiores expressões culturais do Brasil, sendo um ícone do folclore nacional. Há mais de 50 anos, o evento promove a competição entre dois bois-bumbás: o Garantido, com sua cor vermelha, e o Caprichoso, representado pela cor azul. Nas três noites de espetáculos grandiosos, as agremiações encenam uma rica fusão de teatro, dança, música e elementos visuais, inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas.

Em 2024, o Ministério do Turismo destinou um apoio financeiro de R$ 10 milhões para potencializar o Festival de Parintins e incrementar o turismo na região. Durante o festival folclórico, a população da cidade atinge mais de 120 mil pessoas, o que é praticamente o dobro da população local, incrementando em R$ 150 milhões a economia do município, somente nos três dias da festividade.

Já o Arraial do Pavulagem, outra importante manifestação cultural do Norte, que também recebeu o título, acontece em Belém, no Pará, durante os meses de junho e julho e no arrastão do Círio, em outubro. O evento mistura música, dança e desfiles coloridos, arrastando um público entoando as toadas do boi e os ritmos tradicionais do carimbó, marabaixo e cirandas, todos representativos das tradições amazônicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do Ministério do Turismo*

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Representatividade Manauara: DJ Nairle divide o palco do Passo a Paço 2024 com principais artistas da atualidade no Brasil

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias