segunda-feira, setembro 16, 2024

Representante amazonense nas Paralímpiadas de Paris, Elielton Lira fica com o 5° lugar no judô

O Amazonense de 28 anos finaliza o ciclo olímpico entre os melhores judocas do mundo. Ele é o atual líder do ranking brasileiro de paratletas, e segundo do mundial

Estreante em Jogos Paralímpicos, Elielton Lira fez história. O representante do Amazonas encerrou sua participação em 5° entre os principais paratletas do mundo na categoria J1 até 60kg, para cegos totais.

Apesar de estrear com derrota para Abdelkader Bouamer, da Argélia nos últimos instantes da luta, Elielton se recuperou e venceu outros dois oponentes na repescagem, desempenho necessário para disputar o terceiro lugar e buscar a medalha de bronze.

Já no primeiro confronto da repescagem, Lira enfrentou o tailadês Vitoon Kongsuk, e venceu ao aplicar um ippon sob o adversário. O golpe, quando aplicado, possui a maior pontuação do combate e encerra a luta, independente do tempo.

Na próxima etapa, ele teria que encarar o português Miguel Vieira, também com um ippon, faltando 30 segundos para o fim da luta. Com os resultados, Elielton Lira entrou na disputa pelo bronze, em luta difícil contra o indiano Kapil Parmar, que aplicou um Ippon sobre o brasileiro, aos três minutos de luta. Apesar da derrota, Elielton encerrou a sua participação em 5° lugar.

O Amazonense de 28 anos, é o atual líder do ranking brasileiro de paratletas do judô, e segundo do mundial. Com uma grande história de superação, o judoca teve uma infância difícil. Ao se envolver com o mundo das drogas, sofreu um atentado e foi atingido na cabeça por um tiro de arma de fogo que o deixou em coma por três meses e lhe causou a perda total da visão, quando tinha apenas 12 anos. Ele ainda sobreviveu a seis facadas nas costas e a um tiro na mão.

Elielton encontrou no esporte, a maneira de colocar a vida novamente nos trilhos após o falecimento da mãe. Agora, ele finaliza o ciclo olímpico entre os melhores judocas do mundo.

Maria de Fátima, amazonense do halterofilismo, entra na arena nesta sexta-feira (06) começar às 11h, no horário de Manaus. Atualmente, ela ocupa a quarta posição no ranking internacional, atrás da egípcia Fatma Elyan, da nigeriana Lucy Ejike e da chinesa Tan Yujiao. Maria competirá na categoria até 67 kg.

 

 

 

 

 

 

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: Equipe de atletas representa o Amazonas na Copa Norte-Nordeste de Ciclismo

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias