Com a missão de construir uma visão de futuro e integração no ecossistema de inovação brasileira e internacional, a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) reuniu mais de 60 parceiros para propor o “Planejamento Estratégico de Inovação”. A atividade ocorreu nesta segunda-feira (09), no Casarão da Inovação Cassina, rua Bernardo Ramos, n.° 290, Centro.
Ao longo dos anos, a UEA tem se destacado como uma das principais forças motrizes das ações de inovação na região amazônica, com impactos até em outras regiões do país, seja por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), atividades de capacitação ou outras ações inovadoras. A atuação tem proporcionado uma significativa captação de recursos em projetos inovadores e gerando impactos na formação de milhares de jovens, disseminando a cultura da inovação.
“O que queremos é uma construção de inovação em diversas áreas temáticas e que vão gerar um documento final do planejamento estratégico da inovação dentro do Amazonas e Amazônia e cada instituição parceira vai poder utilizar o documento como uma forma de implementar as ações. Isto é pioneiro, isto é único, é um marco histórico dentro do Amazonas e dentro da Amazônia, porque ninguém ainda fez um planejamento estratégico dessa natureza, integrando os parceiros de forma harmônica e colaborativa”, afirmou o diretor da Agin/UEA Prof. Dr. Antônio Mesquita.
Responsável por coordenar a dinâmica do evento, o consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Giancarlo Stefannuto, explicou que sobre o objetivo de construir uma visão de futuro a respeito da inovação. “Estamos unindo uma quantidade de atores do ecossistema que a gente chama do ecossistema de inovação aqui da região para esse objetivo de construir uma visão de futuro de dez anos para a região”.
Além disso, a UEA tem proporcionado oportunidades de aprimoramento profissional para seus docentes, gerando uma vibrante base tecnológica em suas unidades.
Entre as entidades participantes do evento estiveram o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Federação Das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Comando Militar da Amazônia (CMA), a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio), além de órgãos do Estado e do município.
Representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor de Planejamento da UEA, Prof. Dr. Isaque Sousa, destacou que a UEA e a gestão do reitor André Zogahib, estão de braços abertos, de mente aberta sobretudo, para contribuir e apoiar o que for necessário as atividades.
“Essa união é a combinação que precisamos para inovar o nosso ecossistema no estado do Amazonas. Grandes poderes, grandes responsabilidades e sabemos o quanto a sociedade amazonense espera de nós: UEA e todos os parceiros envolvidos. A inovação, vem, sobretudo em termos de dificuldades, em termos de desafios que somos chamados a pensar soluções para os problemas e estamos, no momento, talvez o ápice ou caminhando para esse ápice de desafios e dificuldades que temos um território tão extenso”.
Estivem presentes ainda a coordenadora de qualidade da Escola Superior de Tecnologia (EST), Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro; coordenador de qualidade da ESO, Prof. Dr. Paulo Cesar Diniz; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), Prof. Dr. Luis Antonio; o coordenador do Samsung Ocean, Prof. Dr. Sílvio Marques; diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA), Sheyla Lobo; e o coordenador do Ocara, Prof. Dr. Marceliano Oliveira.
*Com informações da assessoria
Leia mais: Planejamento Estratégico de Inovação será tema do próximo evento realizado pela UEA