Em solenidade no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar iniciou, na segunda-feira (9), as atividades em alusão às ações da campanha “Setembro Amarelo” na educação. Com a reunião das equipes de psicossocial de todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e diretores escolares, a iniciativa teve como tema central discussões sobre a valorização da vida e a abordagem do assunto dentro de sala de aula.
Na sede da Secretaria de Educação, no Japiim, zona sul de Manaus, a campanha “Mãos que Acolhem” foi promovida e iniciada pela Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial do Estudante (Casp), da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC). Mais de 150 profissionais da educação estiveram presentes no momento que marca mais um diálogo sobre saúde mental na rede estadual de ensino, reforçou a coordenadora do Casp, Luciana Macellaro.
“No dia 10 de setembro, temos o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, e por isso realizamos a campanha do Setembro Amarelo. Porém, nossas atividades se desenvolvem durante o ano inteiro. A partir desse pontapé de hoje (em alusão em Setembro Amarelo), muitas outras atividades serão organizadas pelas próprias unidades de ensino”, enfatizou a coordenadora.
Entre as atividades na abertura da campanha, as reflexões foram regidas pela palestra “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio na Escola”, ministrada pela psicóloga Walessa Bentes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além dos próprios relatos de experiências, trazidos pelos profissionais da educação presentes.
Com o tópico da saúde mental em evidência, lidar com seres humanos ainda em construção e em fase escolar é um desafio a mais, ressaltou a diretora escolar Lana Albuquerque. Na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Altair Severiano Nunes, na zona centro-sul, a próxima semana será marcada por painéis de prevenção e valorização da vida, produzidos pelos próprios estudantes, contou a gestora.
“Nos deparamos com alunos ansiosos, depressivos, inseguros das suas habilidades, das suas aparências. Por isso, fazemos questão de conscientizar sobre o tema. Teremos também, no final do mês, um evento de culminância sobre as atividades desenvolvidas durante as próximas semanas. O debate será presente”, destacou a gestora, que também é psicóloga. Mais de 260 alunos estudam na unidade de ensino.
Além dos trabalhos destinados aos estudantes da rede, a Secretaria de Educação também desenvolve atividades específicas para os servidores. A iniciativa é por entender que os profissionais da educação também passam por demandas emocionais e psicológicas importantes.
Onde buscar ajuda:
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).
Centro de Valorização da Vida – CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype e mais informações sobre ligação gratuita. Também é possível utilizar o atendimento por chat e e-mail.
Com informações da Agência Amazonas*
Foto: Divulgação / Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Leia mais: Campanha Setembro Amarelo 2024: Se precisar, peça ajuda!