Após o feriado da Semana da Pátria, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enfrentou um estoque de sangue abaixo do ideal. Para atender à demanda de transfusões, a instituição convoca doadores dos tipos O+ e O-.
São necessárias 250 doações diárias para manter o estoque de sangue seguro. No momento, o hemocentro possui apenas 60% do volume necessário para atender à demanda.
A redução no fluxo de doadores começou antes do feriado, pois muitas pessoas viajam durante esse período, resultando em menor atividade no setor de coleta.
A crise no abastecimento de sangue ameaça o atendimento de transfusões em hospitais públicos e privados, podendo impactar cirurgias, tratamentos para doenças crônicas e câncer, além de comprometer o atendimento a vítimas de acidentes.
Requisitos
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e com documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
Os voluntários podem realizar suas doações de sangue de segunda a sábado, das 7h às 18h. O hemocentro está localizado na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada.
Acompanhe também:
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) juntamente com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC/AM) e o Grupo Raio de Sol realizaram nesta segunda-feira (09) uma blitz educativa para chamar atenção acerca do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
Anemia, febre e hematomas de causa desconhecida, aumento da região abdominal, palidez e indisposição, são sintomas que ocorrem com frequência e pode indicar a presença de uma leucemia, tipo de câncer mais comum no público de 0 a 18 anos.
*Com informações da Assessoria
Leia mais: Setembro Dourado: Campanha alerta sobre a prevenção ao câncer infantojuvenil