O cenário do segundo turno em Manaus pode ser protagonizado pelos candidatos David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil), conforme levantamento feito pelo Instituto Perspectiva, em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12).
De acordo com a pesquisa, no primeiro turno, David Almeida aparece com 33,5% das intenções de votos, seguido por Roberto Cidade com 22,7%. Neste cenários, os dois caminhariam para disputar o segundo turno pela Prefeitura de Manaus.
No cenário do primeiro turno, brancos e nulos são 4,8% e não quiseram ou não sabem responder representam 5,9%.
A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07169/2024. No levantamento, foram entrevistados 920 eleitores, entre 9 e 10 de setembro.
Segundo turno
O levantamento também analisou a porcentagem de chance dos candidatos irem para o segundo turno, baseado nas intenções de voto. Nesse levantamento, foi feita uma comparação com as pesquisas anteriores que foram divulgadas, onde é possível constatar o crescimento do candidato Roberto Cidade.
Em 16 de agosto, Cidade tinha 24,4% de ir para o segundo turno. Na época, o candidato Amom Mandel (Cidadania) tinha 41,2% de chances. O candidato David Almeida aparecia com 69,7%.
Já na última pesquisa, Roberto Cidade ultrapassou Amom Mandel em chances de caminhar para o segundo turno, onde aparece com 47,2% contra 24,4% do candidato do Cidadania.
A pesquisa ainda fez um questionamento aos entrevistados em quem eles votariam caso o segundo turno fosse disputado por David Almeida e Roberto Cidade. Neste cenário, Almeida obteve 45% das intenções, contra 41,5% de Cidade, considerando um empate técnico, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Brancos e nulos representam 10,5% e não quiseram ou não sabem responder são 3,1%.
Almeida X Cidade
A pesquisa foi divulgada no último dia 4 e registrada no TSE como AM-03408/2024. O levantamento realizou 1 mil entrevistas entre os dias 21 e 27 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Para o 2º turno, a pesquisa montou seis possíveis cenários. Em um desses cenários, o candidato Roberto Cidade e David Almeida protagonizariam o 2º turno e o candidato do União Brasil seria eleito, de acordo com as intenções de voto.
Conforme o levantamento do possível cenário, na disputa do 2º turno, Roberto Cidade obteve 41,6% das intenções, contra 40,8% de David Almeida. Neste cenário, brancos e nulos foram 12,8% e indecisos 4,8%.
*Com informações do O Convergente
Leia mais: TRE-AM multa campanha de David Almeida em R$ 50 mil por violação da legislação eleitoral