Em comemoração ao Dia Nacional do Teatro, neste sábado (14), um dos mais belos do país, o Teatro Amazonas, foi o cenário principal de uma competição fotográfica nacional. Iniciantes e fotógrafos profissionais se reuniram para disputar a Copa do Brasil de Fotografia em um concurso de fotografia, coordenado por Jorge Vitório e co-organizado por Zamith Filho.
Imagens dos cinco teatros icônicos de norte a sul do Brasil serão capturadas em apenas dois finais de semana. O Teatro São Pedro, em Porto Alegre; o Teatro Municipal, no Rio de Janeiro; a Casa da Ópera, em Ouro Preto, o mais antigo das Américas; e o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, se juntarão ao Teatro Amazonas, em Manaus, em uma celebração nacional que homenageia a riqueza e a diversidade do patrimônio teatral brasileiro.
Esses teatros serão fotografados neste sábado ao mesmo tempo, com exceção da Casa Ópera e José de Alencar, onde o evento acontece no dia 21 de setembro.
“Reunir todos esses belos Teatros do Brasil de importância histórica cultural nos enche de orgulho. Beleza, cultura, história, é um desafio delicioso colocar tudo isso em uma foto. E sem o majestoso e mais belo, o Teatro Amazonas essa homenagem ao Teatro Brasileiro não faria sentido”, enfatiza o organizador do concurso, Jorge Vitório.
Programação
O desafio propõe reunir os participantes nos teatros designados, onde serão apresentados os temas e requisitos para as fotografias. Com a largada dada, os participantes terão um prazo específico para entregar suas imagens. Cada categoria pode submeter uma única fotografia, e os vencedores serão anunciados e premiados no mesmo dia.
As melhores imagens de cada teatro serão exibidas no Theatro Municipal, do Rio de Janeiro, no início de 2025. Segundo o organizador, haverá também uma exposição com as fotos dos vencedores na Cervejaria Bohemia, situada no bairro Petrópolis, no Rio de Janeiro. Cada participante vendedor terá uma foto exibida no evento.
Às 8h, foi informado o tema e as diretrizes para todos os participantes. Em seguida, os fotógrafos partiram para os locais determinados para registrar suas imagens. A entrega das fotografias começou às 9h30 e, após a última pessoa entregar seu registro, que ocorre 20 minutos depois, os resultados serão divulgados. O co-organizador, Zamith Filho conduzirá os participantes.
“O público não é só o público, ele também será o artista, ele é público devido às belezas do teatro, mas também será artista em escolher os melhores ângulos e composições para retratar essa beleza”, explica Zamith.
Inscrição
A competição fotográfica oferece categorias específicas para diferentes faixas etárias e tipos de equipamento. Jovens até 25 anos podem se inscrever na categoria “Jovem”, enquanto participantes acima dessa idade competem na categoria “Graduado”. Em ambas, as fotos devem ser capturadas com câmeras digitais profissionais ou compactas.
A categoria “Mobgrafia” é destinada a fotógrafos que utilizam celulares ou tablets, com a entrega das imagens sendo feita através de redes sociais, seguindo as regras estabelecidas. Na categoria “Ensaio”, tanto o modelo quanto o fotógrafo serão premiados.
As inscrições custam R$18 para a categoria Mobgrafia e R$19 para as categorias Expert e Meia Entrada, que é oferecida para maiores de 65 anos, doadores de sangue, professores e alunos de escolas públicas.
As inscrições podem ser realizadas pelo site ‘Copa do Brasil de Fotografia’, no link: https://copadobrasildefotografia.com.br/theatro-amazonas
Com informações da agência Amazonas*
Foto: Divulgação
Leia mais: Por conta da seca, Museu do Seringal tem atividades de visitação suspensas